23/05/2013

Livros indicados

AS VEIAS ABERTAS DA AMÉRICA LATINA
Eduardo Galeano


Acesse em pdf:  
http://copyfight.noblogs.org/gallery/5220/Veias_Abertas_da_América_Latina%28EduardoGaleano%29.pdf

 
O BANQUEIRO DOS HUMILDES
Muhammad Yunus



A POBREZA, RIQUEZA DOS POVOS – A transformação pela solidariedade
Albert Tévoédjrè

22/05/2013

Mídia e cidadania, e uma sociedade sem exclusão

Texto: José Antônio Somensi
Fotos: Fernanda Seibel


Nos dias 18 e 19 de Maio de 2013 no Centro Diocesano de Formação Pastoral aconteceu a terceira etapa da Escola de Formação Fé, Política e Trabalho – 10ª ano. Nesta etapa, contamos com a presença do Prof. Dr. Laurício Neumann, acompanhando a Escola. 


A Escola é uma iniciativa da Cáritas da Diocese de Caxias do Sul com o apoio do Instituto Humanitas Unisinos – IHU.



No sábado, dia 18, o tema proposto foi Mídia, educação e democracia, e teve a assessoria do professor Dr. Pedrinho Guareschi da UFRGS que, com muita descontração foi mostrando que a mídia perpassa todo o nosso meio, inclusive ditando comportamento nas Religiões. Estabelece no mundo político e empresarial uma espécie de moeda de troca e o comprometimento e tamanho que se torna fundamental no momento de definir uma eleição.

A mídia constrói a realidade veiculando o fato conforme interesse de valor, determinando se é válida ou não a discussão.

Quanto a democracia, no dizer do professor Pedrinho Guareschi, a temos de forma proporcional a participação da população na comunicação do país, então como a participação popular é escassa na mídia porque não está no planejamento, na execução e nos resultados, a nossa democracia precisa ser construída.

Se temos uma mídia concentrada na mão de poucas famílias, dificultando o acesso da população e fazendo com que a nossa democracia fique no campo da representatividade, onde os políticos tornam-se muitas fezes reféns da mídia, a nossa educação é espelho desta nossa realidade.

A saída, segundo Pedrinho, é a partir da prática de Paulo Freire, fazer a pergunta que liberta que permite com que as pessoas se sintam responsáveis pela realidade que vivem, porque, ainda lembrando Paulo Freire: “toda ação educativa é uma ação pascal” que faz surgir o novo.



 
 

  






No domingo, dia 19, contamos com a presença do professor Dr. Pedro Kramer da FAPAS – Faculdade Palotina de Santa Maria, abordando o tema Projeto de uma sociedade sem exclusão a partir da Bíblia - Antigo Testamento, que a partir da leitura do Livro de Deuteronômio buscou dados sobre como construir uma sociedade justa, igualitária, fraterna, de partilha e de solidariedade, sem escravizados, marginalizados, excluídos e empobrecidos; e capaz de partilhar entre todos tendo Deus a orientá-los e caminhando junto com este povo.

 
A solidariedade do legislador deuteronômico para com os empobrecidos e excluídos nos recorda a prática e a mensagem de Jesus Cristo. Como ele era solidário para com os doentes, os marginalizados, os empobrecidos do seu tempo!  

Na proposta do Reino de Deus, Jesus queria criar uma sociedade sem empobrecidos e excluídos e já neste mundo

Para a realização deste sonho ele investiu toda a sua vida e foi morto por aqueles que eram ferozmente contrários a sua proposta do Reino de Deus. Mas, como ele foi ressuscitado por Deus, a sua mensagem e sua prática foram assumidas por seus seguidores e suas seguidoras até hoje.






A próxima etapa da Escola acontece nos dias 15 e 16 de junho e os temas serão: “Da alienação à conscientização para uma prática transformadora da realidade”, com a assessoria do professor Prof. Dr Pedrinho Guareschi – UFRGS e O projeto de uma ética planetária.” com o professor Prof. Dr. Luiz Carlos Susin– PUCRS.

21/05/2013

Textos > 3 etapa


Mídia, educação e democracia.  Prof. Dr. Pedrinho Guareschi - UFRGS  - Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Texto:
Curso Fé e Política Mídia, Educação e Cidadania




Projeto de uma sociedade sem exclusão a partir da Bíblia - Antigo Testamento. Prof. Dr. Pedro Kramer - FAPAS - Faculdade Palotina de Santa Maria


Texto:

20/05/2013

MUITO ALÉM DO CIDADÃO KANE, BBC de Londres, Produtor: Simon Hartog

MUITO ALÉM DO CIDADÃO KANE
 

BBC de Londres
Produtor: Simon Hartog




'Muito além do Cidadão Kane' é um documentário produzido pela BBC de Londres - proibido no Brasil desde a estréia, em 1993, por decisão judicial - que trata das relações sombrias entre a Rede Globo de Televisão, na pessoa de Roberto Marinho, com o cenário político brasileiro.

Aborda, entre outros temas: o apoio à ditadura militar e censura a artistas, como Chico Buarque que por anos foi proibido de ter seu nome divulgado na emissora; criação de mitos culturalmente questionáveis, veiculação de notícias frívolas e alienação humana; os cortes e manipulações efetuados na edição do último debate entre Luiz Inácio da Silva e Fernando Collor de Mello, que influenciaram a eleição de 1989.

Com depoimentos de Leonel Brizola, Chico Buarque, Washington Olivetto, entre outros jornalistas, historiadores e estudiosos da sociedade brasileira, todo brasileiro deveria ver Além do Cidadão Kane.



Assista (10 partes):


1°)   http://www.youtube.com/watch?v=o7aG7HPYfC8&list=PL0C6D3544FA415345
2°)   http://www.youtube.com/watch?v=gtVtwhMFngQ
3°)   http://www.youtube.com/watch?v=sXcQQkwXDRI
4°)   http://www.youtube.com/watch?v=2gFa6nkmHp8
5°)   http://www.youtube.com/watch?v=b8lS6ZjL5b4
6°)   http://www.youtube.com/watch?v=dLtwTaY3BuQ
7°)   http://www.youtube.com/watch?v=dpk9ituGt78
8°)   http://www.youtube.com/watch?v=qAcCMHBj3Kk
9°)   http://www.youtube.com/watch?v=uFMWfBjhlOo
10°) http://www.youtube.com/watch?v=Ygm6-FfyXxE 

MUITO ALÉM DO PESO, Instituto Alana


Muito Além do Peso

Muito Além do Peso

Muito Além do Peso

(Way Beyond Weight)
84', cor, censura livre.

Obesidade, a maior epidemia infantil da história.

"Um filme obrigatório para qualquer pessoa que se importe com a saúde das nossas crianças" Jamie Oliver
Pela primeira vez na história da raça humana, crianças apresentam sintomas de doenças de adultos. Problemas de coração, respiração, depressão e diabetes tipo 2.
Todos têm em sua base a obesidade.
O documentário discute por que 33% das crianças brasileiras pesam mais do que deviam. As respostas envolvem a indústria, o governo, os pais, as escolas e a publicidade. Com histórias reais e alarmantes, o filme promove uma discussão sobre a obesidade infantil no Brasil e no mundo.

http://www.muitoalemdopeso.com.br/



com
Jamie Oliver, Amit Goswami, Frei Betto, Ann Cooper, William Dietz, Walmir Coutinho, entre outros.
Direção: Estela Renner
Produção Executiva: Marcos Nisti
Direção de Produção: Juliana Borges
Fotografia: Renata Ursaia
Montagem: Jordana Berg
Projeto Gráfico: Birdo
Trilha Sonora: Luiz Macedo
Produção: Maria Farinha Filmes
Patrocínio: Instituto Alana

 


Do documentário Muito Além do Peso (Way Beyond Weight, 2012)
"Enquanto nós não socializarmos a riqueza existente no Planeta, não haverá paz, não haverá igualdade, não haverá justiça, não haverá felicidade; vamos continuar buscando essa falsa felicidade." Frei Betto, no documentário Muito Além do Peso.

O MUNDO SEGUNDO A MONSANTO

A Monsanto

A Companhia Monsanto é uma indústria multinacional de agricultura e biotecnologia americana, líder mundial na produção de herbicida glifosato, vendido sob a marca Roundup. O Brasil é o segundo país que mais compra produtos da Companhia, perdendo apenas para a matriz americana. Em 2012, a filial brasileira faturou R$3,4 bilhões no país.
 

A Monsanto contribui com o crescimento da fome e da miséria do mundo, ao concentrar os benefícios do comércio internacional de alimentos, na necessidade de uso de agrotóxicos e propaga doenças como inflamações na pele, problemas respiratórios, impotência, malformação fetal, depressão, lesão nos nervos, fígados e rins e câncer.

Para mais informações, acesse: http://www.march-against-monsanto.com/

Acompanhe a mobilização também pelo facebook: https://www.facebook.com/MarchAgainstMonstanto

Fonte: http://www.viomundo.com.br/denuncias/neste-sabado-sao-paulo-tambem-marcha-contra-a-monsanto.html
_____________________________

Documentário:
O MUNDO SEGUNDO A MONSANTO





http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=gkQN5gopWSU

SICKO - SOS Saúde, Michael Moore

SICKO - SOS Saúde
Michael Moore 








 

Mais um bom documentário de Michael Moore, depois de Fahrenheit 9/11 e Tiros em Columbine, SICKO SOS Saúde destaca o sistema de saúde americano, empresas de plano de saúde que negam assistência a pacientes e tratamentos em nome do lucro.


Assista - filme completo: https://www.youtube.com/watch?v=VoBleMNAwUg

Livro: A HISTÓRIA SECRETA DA GLOBO, de Daniel Herz

 A HISTÓRIA SECRETA DA GLOBO

Daniel Herz
(2009 - brochura - 424 páginas)

Este é um dos livros mais importantes para a compreensão da história recente do Brasil. 


Herz buscou, em documentos oficiais, em depoimentos e na imprensa o registro dos fatos que marcaram a implantação da Rede Globo. 


Seu texto enxuto e claro dá para o documento um impressionante painel da história da radiodifusão no país. Esta reedição traz também a atualização do
tema em posfácio dos jornalistas Celso Augusto Schröder e Nilo André Piana de Castro.



Daniel Herz (1954 - 2006) - jornalista, mestre pela Universidade de Brasília, foi professor e chefe de departamento de Comunicação da Universidade Federal de Santa Catarina. Foi articulador da Frente Nacional de Luta por Políticas Democráticas de Comunicação, criada em 1984, que reuniu dezenas de entidades e personalidades. Atuou como colaborador e pesquisador em revistas e publicações especializadas do Brasil e da América Latina.

MÍDIA, EDUCAÇÃO E CIDADANIA, Pedrinho Guareschi

"Comunicação é tudo, é uma palavra ampla.
Mídia: com o invenção da imprensa, se inventou o jornal, a tv, a internet, e então se criaram os meios de comunicação
Mídia = meios de comunicação
Média é plural de 'medium', e 'medium' em latim é meios
Somos tão dependentes do inglês que aportuguesamos a palavra 'media', para mídiia, por causa da pronuncia."

"QUATRO AFIRMAÇÕES SOBRE A MIDIA
> A mídia constrói a realidade - A mídia com valores
> A mídia não diz nada sem que uma conotação de valores
> A mídia monta a agenda da alienação
> A mídia constrói a nossa subjetividade - A mídia está em tudo, perpassa tudo, a mídia monta a agenda de discussão"


"A gente fala o que a mídia quer: 83% das conversas diárias, são pautadas pela mídia.
O problema maior é saber o que a mídia não publica.
A força da mídia não está só no que a mídia publica, mas no que a mídia não publica."


"A mídia eletrônica – rádio e televisão não pode ter dono. São concessões.
É uma concessão temporária: rádio – 10 anos, televisão – 15 anos.
E, se cumprir o papel, pode ter renovação."


"Existem aproximadamente 300 fatos por dia que acontecem no Brasil e mereciam ir para o noticiário da noite. Os meios que mais colocam, colocam 20. Então, é a primeira questão: como são selecionados os fatos.
Os editores dos jornais escolhem as noticias.
É certo que o que vai contra o sistema capitalista não vai pra mídia.
O que define o que a mídia diz ou não é o dinheiro, é o sistema capitalista.
O editor deveria dar liberdade ao jornalista para publicar noticias, mas não é o que acontece."


"A MÍDIA CONSTRÓI A NOSSA SUBJETIVIDADE
Quem nós somos?
Essa é a pergunta da humanidade.
Nós somos, em grande parte, o que fizeram de nós.
Somos resultado das relações que estabelecemos na vida."


"Há um novo personagem dentro de casa: a televisão está em tudo, em todas as casas.
A mídia fala com o brasileiro, em média, 4 horas por dia.
As crianças ficam na frente da televisão cerca de 9 horas por dia."


"O grande desafio da escola não é dar informação. O maior desafio é educar para que a pessoa saiba selecionar. Como identificar? Fazer a pergunta: o que eu quero? O que eu quero, com estrutura lógica, para comprovar a noticia.
Temos todas as respostas, mas as pessoas precisam das perguntas."



“Devemos lutar pela igualdade, sempre que a diferença nos inferioriza; 
mas devemos lutar pela diferença sempre que que a igualdade nos descaracteriza.” 
 Boaventura de Souza Santos (Fórum Social Mundial, POA, janeiro de 2002)



"Hoje, são 9 famílias que detém 94% de tudo que é mídia eletrônica – rádio e televisão.
Essas famílias se tornaram todo-poderosas e hoje em dia mandam no Brasil.
Herbert de Souza (Betinho), dizia que não existe democracia no Brasil, nós vivemos um estado fascista, porque tem um pequeno grupo de gente que diz o que quer, como quer, quando quer."


"Ao redor de 80% de tudo que o gaúcho ouve, vê ou lê, depende de uma família"

"CIDADANIA
> Cidadania – Política - Democracia
> Cidadania como participação
a) no Planejamento
b) na Execução
c) nos Resultados
A verdadeira participação é a participação que se dá no planejamento.
Cidadania como participação no planejamento da cidade"


"DIFERENTES CONCEPÇÕES DE LIBERDADE
> Liberdade como Liberalismo
> Liberdade como Igualitarismo
> Liberdade como 'relação'
O conceito de liberdade como 'relação' é difícil se entender, porque nascemos no liberalismo."


 
“Só somos livres com os outros.” 
Hannah Arendt


"O Cristianismo se opõe totalmente ao liberalismo. Um nega o outro.
O liberalismo ideologicamente define o ser humano, para poder explorar e faturar em cima dos outros.
O ser humano é relação, eu só posso ser se o outro também é."

13/05/2013

dias 18 e 19 de maio

A terceira etapa da Escola de Formação Fé, Política e Trabalho 2013.ano 10 será realizada nos dias 18 e 19 de maio de 2013, conforme informações que seguem:

Curso da Escola de Formação

Fé, Política e Trabalho 2013 .ano10

Unisinos + Diocese de Caxias do Sul + Cáritas Caxias

3 etapa
 > 18 e 19 de maio

Mídia, educação e democracia. 

Prof. Dr. Pedrinho Guareschi - UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Projeto de uma sociedade sem exclusão
a partir da Bíblia - Antigo Testamento.

Prof. Dr. Pedro Kramer - FAPAS - Faculdade Palotina de Santa Maria
(Importante: trazer Bíblia)


Horário:

Das 8h30 do sábado às 14h do domingo 

Importante:
Trazer Bíblia.
Trazer copo ou garrafa para água
(em razão do cuidado com o ambiente, não há copos descartáveis disponíveis).

Investimento:
R$ 80 por etapa, partilhados entre:
- participante: R$ 25
- sua comunidade ou entidade: R$ 25
  (inscrição individual: R$ 50)
- Diocese de Caxias (Campanha de Evangelização e Cáritas): R$ 30

O valor é cobrado, independente da presença (mesmo que faltar em alguma etapa haverá cobrança)
É fornecido recibo a cada etapa, após o pagamento.
O valor inclui hospedagem, refeições e materiais.
Trazer roupa de cama (lençol e fronha) e toalhas.


Hospedagem
(opcional):
Centro Diocesano de Formação Pastoral

Trazer roupa de cama (lençol e fronha) e toalhas; além de materiais de higiene e uso pessoal.


Atenciosamente,

Equipe de Coordenação da
Escola de Formação Fé, Política e Trabalho

fepoliticaetrabalho@gmail.com
www.fepoliticaetrabalho.blogspot.com
http://www.facebook.com/EscolaFePoliticaETrabalho
@fepoliticaetrab