16/11/2014

Sociedade sustentável e as questões de gênero

Texto: José Antônio Somensi (Zeca) e M. Fernanda M. Seibel / Fotos: Maria Fernanda Milicich Seibel


A Escola de Formação Fé, Política e Trabalho que tem a coordenação da Cáritas Caxias com o apoio de Diocese de Caxias do Sul e em parceria com o Instituto Humanitas Unisinos – IHU – realizou no Centro Diocesano de Formação Pastoral a sua nona etapa.






No sábado, 15 de novembro, iniciamos com o tema “Sociedade sustentável: por um novo paradigma civilizacional capaz de contribuir à sustentabilidade do Planeta e da sociedade" e contou com a assessoria do professor Ms. Gilberto Antônio Faggion – Unisinos.


O Professor Gilberto expôs sobre a sociedade sustentável, o estado atual da crise civilizacional, a necessidade de um novo paradigma civilizacional, com ações locais e mudanças globais. 

Ainda, explicou a necessidade de uma ecologia da ação, sendo que é possível desenvolver uma "ética da relação" ao invés de uma "ética da separação", ou seja, é possível refazer as relações com o Planeta, diante das crises ecológica, energética, alimentar.

Ademais, o professor explicou o conceito de "Bem Viver", sendo que na luta contra a destruição do planeta e no debate sobre como preservar o que resta, redescobrimos os povos indígenas que nos ensinam que o conceito de sustentabilidade está vinculado à outra lógica, ao não crescimento, ao respeito e à preservação da biodiversidade, ou seja, ao conceito de Bem-Viver, a sair da dicotomia entre ser humano e natureza.



Ainda, entre os dias 15 e 16 de novembro, outro tema foi “As questões de gênero e a inclusão das ‘minorias’ no horizonte de um novo paradigma da civilização atual” e contou com a assessoria da professora Dra. Cleusa Maria Andreatta - Unisinos, aonde vimos que na nossa sociedade patriarcal, machista, viciada numa mentalidade de exclusão a questão de gênero é usada como ferramenta de poder e submissão e que a ideia de que o homem é o que manda tem séculos de constituição e ainda enormemente aceita por muitas mulheres que continuam a educar os seus filhos dentro destes ditames. 

O importante e necessário hoje é trabalharmos que não devemos e não queremos lutar pela igualdade, mas pela valorização das diferenças num processo de alteridade onde ser homem / mulher deve ser uma construção não uma convenção histórica ou definida dentro de padrões midiáticos que dita as normas de padrões para os corpos, principalmente os femininos. 

Ainda, Cleusa lembrou que “As palavras nunca são inocentes no seu significado”.




Neste fim de semana, iniciamos as inscrições para a Escola de Fé, Política e Trabalho 2015.Ano12, e os/as interessados/as devem fazer suas inscrições até dia 16 de março de 2015. 

Mais informações em: 
www.fepoliticaetrabalho.blogspot.com 
fepoliticaetrabalho@gmail.com.





décima e última etapa da Escola de 2014 
acontecerá nos dias 13 e 14 de dezembro, com o tema
“O Ensino Social da Igreja e os desafios do desenvolvimento humano, econômico, técnico e social. A dimensão da fé como inspiradora da militância cristã para a prática da justiça social, da ética, da política e da solidariedade”. 
E contará com a assessoria do professor Ms Flávio Guerra –ESTEF – Escola Superior de Teologia e Espiritualidade Franciscana.


Nenhum comentário:

Postar um comentário