14/12/2014

A fé como inspiradora da militância cristã para a prática da justiça social, da ética, da política e da solidariedade

 Texto: José Antônio Somensi e Maria Fernanda M. Seibel
Fotos: Maria Fernanda M. Seibel

O tema desta última etapa da Escola de Formação Fé, Política e Trabalho 2014.ano11, com assessoria do professor Ms. Frei Flávio Guerra da ESTEF – Escola Superior de Teologia e Espiritualidade Franciscana, com o tema: O Ensino Social da Igreja e os desafios do desenvolvimento humano, econômico, técnico e social. A dimensão da fé como inspiradora da militância cristã para a prática da justiça social, da ética, da política e da solidariedade”.

Em sua participação Frei Flávio nos trouxe que a Igreja tem a missão de anunciar e atualizar o Evangelho na complexa rede de relações sociais onde o ser humano está inserido e esta atualização se dá através de um desenvolvimento capaz de proporcionar aos seres humanos que vivem em ‘condições menos humanas’ (alimentação, saúde, educação, opressão, exploração, individualismo) conquistar ‘condições mais humanas’ (vida digna, paz, bem comum e com fé em Deus).


Vivemos numa sociedade que passa, no dizer do Documento de Aparecida, uma mudança de época que positivamente traz a busca de um sentido de vida e da transcendência, de construir o próprio destino, mas também de forma negativa marcada pela exclusão social de muitos pobres, enfermos, mulheres que vivem como supérfluos e descartáveis, a mercê do desemprego, da violência, do desamparo; de pessoas que por força de uma sociedade consumista, individualista, manipulada pelos meios de comunicação, governos dependentes de um sistema financeiro dominado pela lógica do mercado e por uma política de interesses de grandes grupos.
Diante desta realidade Frei Flávio nos traz o Ensino Social que olha para a prática de Jesus que apresenta a proposta de vida em abundância (Jo 10,10) – saúde, comida, acolhida, valorização e inclusão dos pobres na sociedade; poder como serviço colocando os talentos em favor dos outros; igualdade para todas as pessoas libertando-os dos males provocados pela sociedade e religião; solidariedade como saída para os excluídos exemplificados no bom samaritano; vida sagrada de todos os seres, pois Deus é o criador de tudo. 





Frei Flávio reforça que todas as ações são políticas (partidárias e/ou participativa) e que precisamos fortalecer a Política através dos princípios éticos que o Ensino Social da Igreja nos traz. A) Bem comum que respeita e garante os direitos fundamentais de todas as pessoas, promove a paz, prioriza os pobres nas políticas públicas. B) Participação com uma educação adequada, exercício de cidadania plena com o devido cuidado na escolha dos representantes, na formação, nas ações sociais, no favorecimento da participação dos excluídos na vida da sociedade. C) Solidariedade com a partilha dos bens e serviços com os mais fracos, com os pobres, promovendo a paz social.

Torna-se necessário a partir do conhecimento que adquirimos buscar o poder como serviço e exercê-lo através da gratuidade trabalhando pelo povo, libertarmos-nos da ambição que pode nos levar ao vedetismo e empenharmos-nos em favor dos outros colocando os nossos talentos a serviço de uma sociedade de justiça e de paz, ocupando os espaços de decisão através dos vários conselhos em âmbito local, regional, municipal, estadual e nacional.
Ainda, o professor Flavio, relatou sobre os tipos de amor: Eros (amor apaixonado), Filia (amor amizade) e Ágape (amor de Jesus, amor fraternal, incondicional, universal, de doação. A expressão maior do amor de Jesus é a cruz.Ágape é o amor maduro. O principal culto a Deus é a defesa da VIDA, isso é Ágape. Os que vivem o Ágape estão dentro do Reino de Deus).


Chegamos ao final de mais um ano de Escola de Formação Fé, Política e Trabalho cuja responsabilidade está a cargo da Cáritas Caxias do Sul com apoio e parceria do Instituto Humanitas Unisinos – IHU.

Hoje somos centenas que ao bebermos de águas puras podemos ajudar na construção de um mundo melhor, um outro possível.
Agradecemos os nossos bispos Alessandro e Paulo, padres, pastorais, movimentos sociais e de Igreja, organizações, sindicatos, associações, cooperativas e alunos/as (sempre) que desde o seu início em 2004 colaboraram conosco, nos apoiando, enviando inscritos/as, nos transmitindo palavras de incentivo. 
Agradecemos também a todos/as que gratuitamente se dispuseram a organizar a Escola, aos assessores/as, ao IHU (Instituto Humanitas - Unisinos) que acredita e incentiva a proposta da Escola e aos funcionários/as do Centro de Pastoral que dedicaram muito carinho para conosco.

Em 2015 temos o desafio de fazer acontecer a décima segunda edição da Escola de Formação Fé, Política e Trabalho e continuamos contando com todos/as. 

Acessem www.fepoliticaetrabalho.blogspot.comhttp://fepoliticaetrabalho.blogspot.com.br/p/fe-politica-e-trabalho-2015ano12.html e www.diocesedecaxias.org.br, divulguem e indiquem pessoas para se inscrever, que possam nos ajudar a vencer os males que continuam a nos desafiar na proposta de uma sociedade mais justa.


Nenhum comentário:

Postar um comentário