13/12/2014

Descalço sobre a terra vermelha - A vida do bispo Casaldáliga

Descalço sobre a terra vermelha
A vida do bispo Casaldáliga
Francesc Escribano
Carlos Moura (trad.)
Este livro é resultado de um esforço coletivo, alcançado graças à figura exponencial de Pedro Casaldáliga. Para esta edição, contribuíram o autor do livro, os editores catalães, o professor Jorge Llagostera.

 

Sinopse:
Dom Casaldáliga sempre defendeu o direito à terra e à vida dos indígenas e dos pobres do Brasil. Sua entrega e sua radicalidade, incomum na Igreja, fizeram dele um símbolo real e uma referência. Isso explica por que esse idoso frágil e venerável ainda é considerado um perigo, e por que ainda existem pessoas que querem matá-lo. É o preço que se paga por ter feito da coerência extrema um sistema de vida. Porque, como ele mesmo disse uma vez, “não é suficiente ser um crente, você também tem que ser crível”.
Do Epílogo

http://www.prelaziasaofelixdoaraguaia.org.br/livros.htm





Descalço Sobre a Terra Vermelha 

Trailer: 
https://www.youtube.com/watch?v=itxa6E_jJxo





Descalço sobre a Terra Vermelha


Adital

O filme narra a vida do bispo emérito Pedro Casaldáliga, figura emblemática da tradição cristã libertadora da América Latina. O fio condutor da projeção é a frase dita pelo próprio: "Mis causas valen más que mi vida”, que na produção cinematográfica são retratadas com mais força pelas lutas em prol da terra, da causa dos pobres e da causa dos mártires.

A causa da terra remonta à ditadura dos anos 1970 no Brasil, quando houve um processo de intensificação do desenvolvimento industrial e parte da população foi distribuída em áreas ainda remotas do país. Diante disso, Casaldáliga se esforçou para diminuir as dificuldades e sofrimentos do povo, como a politicagem de autoridades, desatenção à saúde, trabalho escravo, dentre outros. Já a causa dos pobres procura mostrar o processo de enfrentar os desafios dos mais necessitados do mundo inteiro, deixando-se comover e encher-se de compaixão diante do sofrimento humano para, em seguida, agir com compromisso frente à realidade coletiva da miséria.

Por último, a causa dos mártires latino-americanos é mostrada por meio da defesa do bispo, poeta e profeta Dom Pedro Casaldáliga aos que morriam pela morte lenta da opressão e pela morte violenta da repressão. Dessa forma, a terra, os pobres e os mártires são parte essencial da vida de Dom Pedro Casaldáliga, registradas no filme "Descalzo sobre la Tierra Roja”.

Título: Descalzo sobre la Tierra Roja
Direção: Oriol Ferrer
Duração: 170 minutos
Ano: 2013
País: Brasil/Espanha

http://site.adital.com.br/site/noticia.php?lang=PT&cod=78775 




TV Brasil


Descalço sobre a Terra Vermelha
Baseada na obra homônima do escritor Francesc Escribano, Descalço sobre a Terra Vemelha narra a saga do bispo emérito de São Félix, Pedro Casaldàliga, ao chegar no Araguaia em 1968. 


Estreia neste sábado, às 21h30, na TV Brasil.
http://tvbrasil.ebc.com.br/



Eduard Fernández interpreta CasaldàligaEduard Fernández interpreta Casaldàliga
Descalço sobre a Terra Vermelha narra a saga do bispo emérito de São Félix do Araguaia-MS,Pedro Casaldàliga, ao chegar no Araguaia-MT em 1968. O religioso se posicionou ao lado dos desfavorecidos na luta pela posse da tera, enfrentando fazendeiros, a ditadura e até mesmo o Vaticano.  

Dividida em três capítulos de 52 minutos e exibida pela primeira vez no pais, a obra dirigida pelo cineasta Oriol Ferrer é resultado da coprodução entre a TVC, a TVE, a TV Brasil, a brasileira Raiz Produções e a Minoria Absoluta, produtora espanhola. A película também foi premiada na Ásia, no Festival de Seul, e pelo New York International TV & Film Awards. A minissérie é baseada na obra homônima de autoria do escritor Francesc Escribano.
Pedro Casaldáliga nasceu na província de Barcelona, em 16 de fevereiro de 1928, e vive no Brasil até hoje. Aos 86 anos, luta contra o Mal de Parkinson e deu carta branca aos produtores para a realização do filme. Na pré-estreia da obra em São Félix do Araguaia -MT, onde mas de mil pessoas participaram como figurantes, destacou o receio de ser retratado como protagonista das lutas da região, ressaltando que as conquistas foram resultado da luta e da caminhada de muitos.

Ficha técnica

Direção: Oriol Ferrer
Produção: Minoria Absoluta, Raiz Produções, TV3, TVE, TV Brasil
Elenco: Eduard Fernández Sergi López Babu Santana Eduardo Magalhães
Formato: minissérie
Gênero: drama, história
Ano: 2012,
País de origem: Espanha/Brasil
Classificação indicativa: 14 anos


Nenhum comentário:

Postar um comentário