20/12/2014

neste sábado, às 21h30

TV Brasil :: Descalço sobre a Terra Vermelha

Baseada na obra homônima do escritor Francesc Escribano, Descalço sobre a Terra Vemelha narra a saga do bispo emérito de São Félix, Pedro Casaldàliga, ao chegar no Araguaia em 1968. 

Série exibida aos sábados: dias 13, 20 e 27 de dezembro
às 21h30, na TV Brasil
transmitido também pela TVE RS:

Descalço sobre a Terra Vermelha narra a saga do bispo emérito de São Félix do Araguaia-MS,Pedro Casaldàliga, ao chegar no Araguaia-MT em 1968. O religioso se posicionou ao lado dos desfavorecidos na luta pela posse da tera, enfrentando fazendeiros, a ditadura e até mesmo o Vaticano.

Dividida em três capítulos de 52 minutos e exibida pela primeira vez no pais, a obra dirigida pelo cineasta Oriol Ferrer é resultado da coprodução entre a TVC, a TVE, a TV Brasil, a brasileira Raiz Produções e a Minoria Absoluta, produtora espanhola. A película também foi premiada na Ásia, no Festival de Seul, e pelo New York International TV & Film Awards. A minissérie é baseada na obra homônima de autoria do escritor Francesc Escribano.

Pedro Casaldáliga nasceu na província de Barcelona, em 16 de fevereiro de 1928, e vive no Brasil até hoje. Aos 86 anos, luta contra o Mal de Parkinson e deu carta branca aos produtores para a realização do filme. Na pré-estreia da obra em São Félix do Araguaia -MT, onde mas de mil pessoas participaram como figurantes, destacou o receio de ser retratado como protagonista das lutas da região, ressaltando que as conquistas foram resultado da luta e da caminhada de muitos.

Trailer:
https://www.facebook.com/video.php?v=10153082927462985&fref=nf

SEGUNDO EPISÓDIO:

Por uma Igreja da Amazônia

Bispo lança manifesto pelos indígenas e contra a exclusão social
Realidade dos indígenas é denunciada por Casaldàliga
Realidade dos indígenas é denunciada por Casaldàliga

Casaldàliga continua o seu "doutrina de fé", no Vaticano, diante dos Cardeais Ratzinger e Gantin.

Para tentar entender as pessoas e as questões importantes da região do centro oeste brasileiro, Casaldàliga se relaciona com todo mundo, até mesmo com os latifundiários e com os poderosos, até que um dia decide deixar de fazê-lo. O ponto de virada ocorre em uma festa na casa de um fazendeiro, onde foi convidado a celebrar uma missa. Ao testemunhar a ostentação de riqueza e fartura por parte do anfitrião e dos convidados, torna-se insuportável para alguém que viu a pobreza e a privação absoluta predominante na região, conviver com as duas realidades tão díspares. Depois daquele dia, Casaldàliga rompe todas as relações com essa gente de poder econômico e político, e o anuncia a todo o povo durante uma missa na igreja.

Talvez Casaldàliga não tenha conhecimento das consequências que terá sua decisão. Mas a partir deste momento, casaldàliga torna-se um problema e uma complicação para os senhorios e os poderosos de toda a região.

Casaldàliga consegue que algumas pessoas venham de todo o Brasil para colaborar com ele: Moura e irmã Irene são alguns que vieram para ajudá-lo neste trabalho.

São Félix do Araguaia, 1970. Casaldáliga publica, sem o consentimento da Conferência Episcopal do Brasil, o manifesto - "Uma igreja da Amazônia em conflito com o latifúndio e a exclusão social" - que dá a volta ao mundo e coloca em evidência as condições desumanas com que se vive na região.


Ficha técnica
Direção: Oriol Ferrer
Produção: Minoria Absoluta, Raiz Produções, TV3, TVE, TV Brasil
Elenco: Eduard Fernández Sergi López Babu Santana Eduardo Magalhães
Formato: minissérie
Gênero: drama, história
Ano: 2012
País de origem: Espanha/Brasil
Classificação indicativa: 14 anos

Nenhum comentário:

Postar um comentário