14/05/2016

Getúlio Vargas – 2° Governo 1951/1954 (1)

Getúlio Vargas – 2° Governo 1951/1954 (1)


O segundo Governo de Getúlio Vargas desenvolveu-se entre os anos de 1950 e 1954, quando o político, agora eleito pelo voto popular voltou ao poder.

No início da década de 50, vencida a primeira metade do século, o Brasil era outro. O mundo, vitorioso sobre o totalitarismo, também não era mais o mesmo.

A democracia, finalmente fora (re)conquistada e exigia se fazer ouvir em todas as instâncias. Pressupunha, também, conviver com resistências e oposições, com diferenças e polarizações entre esquerda e direita (que caracterizavam o Mundo naquele momento).

No Brasil isto significava embates entre as posturas do Governo Vargas e a oposição de Carlos Lacerda; entre PTB e UDN; entre aÚltima Hora e a Tribuna da Imprensa.

De um lado, o do Governo, a preocupação era com o fazer, com o desenvolvimento. Do outro, o das oposições, as preocupações eram com o que se fazia e como se fazia. Nesta conjuntura, as palavras-chave eram o nacionalismo, o populismo, o comunismo, o sindicalismo e o entreguismo.

Distorcidas (e o foram), eram palavras carregadas de medo.

Neste jogo sem vencedores, Vargas optou pelo suicídio e saiu da vida para entrar na História.

Seu legado incluiu seguidores fiéis, bandeiras políticas, populismo, idéias nacionalistas, partidos políticos, legislação sindical além de representações, as mais diversas e nos mais diferentes campos.


 (2)

A volta à vida política de Getúlio Vargas reiniciou quando ele foi lançado candidato à presidência pelo PTB em julho de 1950 tendo a campanha se iniciado na cidade de Porto Alegre. Em 3 de outubro de 1950 Getúlio Vargas foi eleito com 48,7% dos votos (3.849.040) e assumiu a presidência da República em janeiro de 1951. Seu governo, de cunho nacionalista, caracterizou-se pelas grandes realizações entre as quais a criação da PETROBRÁS e do BNDES.

Ao longo desse período Vargas foi a inaugurações, fez discursos, recebeu pedidos, ouviu e foi ouvido. Esteve com amigos, com políticos, com familiares, com o povo. As imagens são mudos testemunhos do que afirmamos.

A crise política que acompanhou seu governo teve no episódio da Rua Toneleros o seu início. Seu desdobramento e as implicações daí advindas levaram Vargas às últimas conseqüências: - um tiro no coração, na manhã de 24 de agosto de 1954 -. A crise, como que por encanto estancara! O suicídio fora a última cartada do "velho" político que conseguiu, com o gesto, virar o jogo a seu favor. Depois, a derradeira viagem para São Borja.



(3)


A influência de um homem público pode ser medida por aquilo que dele ficou na memória da sociedade em que viveu. É o que acontece com a memória de Getúlio Vargas, 50 anos depois de sua morte.

Adjetivado por amigos e por inimigos, amado e odiado, Getúlio Vargas foi visto e representado de diferentes formas pelos adversários políticos.

Uma dessas formas era a das charges, um jeito leve e irônico de acentuar os defeitos do ex- Presidente.

Havia também textos e discursos mais virulentos e incriminatórios, quer no Parlamento, quer nos jornais. Deles encontramos alguns fragmentos. A oposição, ao que tudo indica, não dava tréguas a Getúlio.

Sendo uma figura polêmica, mas ao mesmo tempo popular, Getúlio também foi representado criticamente através de músicas, especialmente dos sambas.

Imagens e objetos assim como nomes de ruas, praças, rodovias, pontes ou mesmo apetitosos doces, produzidos em diferentes épocas, são exemplos de permanência da memória do ex-Presidente entre nós.

De quantas maneiras é possível perpetuar a memória de um personagem? Não sabemos, pois a criatividade humana nestes casos é quase sem limites. Uma das formas mais interessantes e gratificantes de se manter viva a memória de alguém é através do nome próprio. O nome -Getúlio - por exemplo. Muitos brasileiros se chamam Getúlio, em homenagem ao ex-presidente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário