05/05/2016

Manifesto 'Monopólio é Golpe!'

FNDC e Frente Brasil Popular organizam dia nacional de luta contra o golpismo midiático
04 Maio 2016

Movimentos pela democratização da comunicação denunciam manipulação da grande mídia e apoio ao processo de impeachment

Da Redação

Nesta quinta-feira (05), o Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação (FNDC) e a Frente Brasil Popular realizarão o Dia Nacional de Luta contra o Golpismo Midiático por todo o Brasil.

"O principal objetivo dessas manifestações é denunciar como o monopólio privado nas comunicações, representado principalmente pelas Organizações Globo, fere a nossa democracia, a liberdade de expressão e o direito à comunicação", afirma o FNDC em nota.
 
Os ativistas apontam que o sistema de mídia concentrado em poucos grupos econômicos faz com que a cobertura da crise política e dos casos de corrupção seja seletiva e desequilibrada.
  
"De um lado, o foco quase exclusivo na desmoralização do PT e do governo; de outro, os casos de corrupção envolvendo os adversários políticos do governo são praticamente ignorados ou, quando muito, tratados com superficialidade".
 
Uma aula pública acontecerá no Museu de Arte de São Paulo (MASP), com concentração a partir das 18hrs. 
 

Confira manifesto na íntegra, aqui: http://www.fndc.org.br/noticias/manifesto-monopolio-e-golpe-924696/

http://carosamigos.com.br/index.php/noticias-home/6676-fndc-e-frente-brasil-popular-organizam-dia-nacional-de-luta-contra-o-golpismo-midiatico



03/05/2016 às 17:59

Manifesto 'Monopólio é Golpe!'

Escrito por: Redação

FNDC e Frente Brasil popular convocam e organizam ato contra o golpismo midiático, que será realizado em vários estados nesta quinta (5/5). Confira os locais.

Está mais do que evidente a participação dos meios de comunicação do Brasil na construção e defesa do processo de impeachment contra a presidenta Dilma Rousseff. Com um sistema de mídia concentrado em poucos grupos econômicos, a cobertura da crise política e dos casos de corrupção tem sido seletiva e desequilibrada. De um lado, o foco quase exclusivo na desmoralização do PT e do governo; de outro, os casos de corrupção envolvendo os adversários políticos do governo são praticamente ignorados ou, quando muito, tratados com superficialidade.
 
O principal efeito disso pôde ser visto nas manifestações pró-impeachment, estimuladas de forma ostensiva pela imprensa ao longo do último ano. Além disso os protestos contrários ao impeachment, que é classificado pela imprensa internacional e por diversos analistas como um golpe contra a democracia, foram praticamente invisibilizados e deslegitimados pela mídia.
 
Frente a isso, o Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação (FNDC) e a Frente Brasil Popular (FBP) promovem o Dia Nacional de Luta contra o Golpismo Midiático, neste 5 de maio, com atos e manifestações em todo o país. O principal objetivo dessas manifestações é denunciar como o monopólio privado nas comunicações, representado principalmente pelas Organizações Globo, fere a nossa democracia, a liberdade de expressão e o direito à comunicação.
 
Monopólio é golpe porque:
 

1- Não reflete nossa diversidade

No Brasil, apenas seis famílias controlam mais de 80% do setor de mídia. Isso faz com que diferentes visões de sociedade não se reflitam na programação das emissoras, prevalecendo um discurso único, o que viola o direito à comunicação e a liberdade de expressão do conjunto da população brasileira. Não é à toa que países com democracias consolidadas, como EUA, França, Inglaterra e Alemanha possuem mecanismos de regulação para impedir a formação de monopólios na comunicação e garantir pluralidade de vozes na mídia. O domínio da esfera pública midiática por uma única empresa, como no caso da Rede Globo, é destrutivo para qualquer ambiente democrático.
 

 2- Desrespeita o interesse público

A mídia no Brasil é tratada como atividade privada com finalidade comercial, em que o interesse público fica em segundo lugar. Outro aspecto é a apropriação de emissoras de rádio e televisão por políticos com mandato eleitoral, uma prática que, além de ser inconstitucional, causa graves danos à nossa democracia, pois permite a perversa combinação entre poder político e controle da informação. Diferente de outros países, o sistema de emissoras públicas e comunitárias do Brasil sofre pela falta de investimentos, perseguição e sucateamento, inviabilizando a garantia de diversidade de conteúdo e de fontes de informação. 
 

3- Deforma a opinião pública

A televisão e o rádio ainda são os meios de comunicação mais acessíveis ao conjunto da população brasileira e, por serem controlados por um verdadeiro monopólio, acabam contribuindo para a formação de uma opinião pública enviesada e parcial, o que influencia de maneira significativa os rumos do país, com impactos para todos, como ocorre agora no processo de impeachment.
 

Sem mídia democrática, não pode haver democracia!  

#MonopólioÉGolpe!

http://www.fndc.org.br/noticias/manifesto-monopolio-e-golpe-924696/


Nenhum comentário:

Postar um comentário