13/08/2016

Dicas de filmes, livros, textos, do encontro AMÉRICA LATINA, DIFERENTES GOLPES E ALTERNATIVAS DE MODELOS" | 13 de agosto de 2016

Dicas de vídeos, filmes, livros, textos do encontro "AMÉRICA LATINA, DIFERENTES GOLPES E ALTERNATIVAS DE MODELOS - A encruzilhada da América Latina entre regressão e avanços" | 13 de agosto de 2016
Prof. Ms. Carlos Roberto Winkler 
(formado em Letras, Direito, Mestre em Sociologia UFRGS, Trabalhou na PUC, e na Fundação de Economia e Estatística como pesquisador; professor de Sociologia na UCS há 28 anos).


AMÉRICA LATINA, DIFERENTES GOLPES E ALTERNATIVAS DE MODELOS - A encruzilhada da América Latina entre regressão e avanços: http://fepoliticaetrabalho.blogspot.com.br/2016/08/america-latina-diferentes-golpes-e.html





A Grande Transformação. Karl Polanyi. São Paulo: Editora Campus, 1980.
A nova razão do mundo. Pierre Dardot/Christian Laval. São Paulo: Editora Boitempo, 2016.
Era dos Extremos. O breve século XXI. Eric Hobsbawn. São Paulo: Editora Cia das Letras, 1995.
Brasil: uma biografia. Lilian Schwarz/Heloisa M. Starling. São Paulo: Cia das Letras, 2015.
História do Brasil Contemporâneo, da morte de Getúlio aos dias atuais. Carlos Fico. São Paulo: Editora Contexto, 2015.
Como conversar com um fascista. Marcia Tiburi. São Paulo: Editora Record, 2015.
A tentação fascista no Brasil. Hélgio Trindade. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2016.
A nova toupeira. Emir Sader. São Paulo: Editora Boitempo,2012.
Os sentidos do lulismo. Reforma gradual e pacto conservador. André Singer. São Paulo: Cia das Letras, 2012.
A América Latina e a Modernidade contemporânea. Uma interpretação sociológica. José Maurício Domingues. Belo Horizonte. Editora da UFMG, 2009.
Lula e Dilma. 10 anos de governos pós-neoliberais no Brasil. São Paulo: Boitempo Editorial, Flacso, 2013. Acessível PDF, em ttp://goo.gl/PQOiFY.
Direita, Volver! O retorno da direita e o ciclo político brasileiro. Sebastião Velasco e Cruz et ali. São Paulo: Fundação Perseu Abramo, 2015. Acessível versão PDF, em http://goo.gl/OQDZkI.
Modernização, Ditadura e Democracia 1964-2010. História do Brasil 1808-2010 v. 5. Coordenação Daniel Aarão Reis.
Austeridade para quem? Balanço e Perspectivas do Governo Dilma Rousseff. Luiz Gonzaga de Mello Belluzzo e Pedro Paulo Zahluth Bastos. Carta Maior/Friedrich Ebert Stifung, 2016. Acessível em PDF, em http://goo.gl/d8iTWu.
A resistência ao golpe de 2016. Orgs. Carol Proner e outros. Projeto Editorial Praxis. Instituto de defesa Classe Trabalhadora. Acessível em PDF, em http://goo.gl/S5xOJe.
Revista Ideal nº 2 artigo de Alvaro Linera. Gobiernos progressistas restauracion conservadora y nuevas resistencias em America Latina e el Caribe. Versão pdf em http://goo.gl/t6n0Xk - https://goo.gl/wqce2l.
Golpe en Brasil - Genealogía de una farsa. Pablo Gentili. [Editor], CLACSO. Buenos Aires: Octubre Editorial, 2016. Versão pdf em http://goo.gl/PXPh8W.
Por que gritamos Golpe? Para entender o impeachment e a crise política no Brasil. Coleção Tinta Vermelha. São Paulo: Boitempo, 2016.
O Brasil que queremos / organizador Emir Sader. Rio de Janeiro : UERJ, LPP, 2016. 270 p. Versão pdf em http://goo.gl/wvjvA5.

A ENCRUZILHADA REVELADORA DO GOLPE, Jorge Luiz Souto Maior: http://fepoliticaetrabalho.blogspot.com.br/2016/08/a-encruzilhada-reveladora-do-golpe.html

"Você é um artista engajado? Eu falei: não, eu sou um cidadão engajado. E como eu sou um cidadão engajado, como artista é claro que a minha arte não vai ser etérea. Eu tenho que trabalhar e pensar na realidade na qual eu vivo. Eu acho que todo mundo tem que ser engajado, todo o cidadão que vive em sociedade. Eu sempre digo que viver em sociedade não é andar por aí, isso é vegetar em sociedade. Eu acho que o verdadeiro cidadão não é o que vive em sociedade é aquele que transforma a sociedade." Augusto Boal (em trecho do filme "Utopia e Barbárie", de Silvio Tendler - tempo: 1:48:45 a 1:49:16: https://www.youtube.com/watch?v=cn9li_NePro)

"Nós somos tão poucos e nossos inimigos são tantos. Nós somos tão frágeis e nossos inimigos são tão fortes. A gente pode perguntar o seguinte: não seria mais razoável desesperarmos? Aí a resposta que a gente tem para dar, é a do Walter Benjamim, quando ele diz: 'Enquanto houver desesperados, nós temos que defender o direito a esperança'." Leandro Konder (em trecho do filme "Utopia e Barbárie", de Silvio Tendler - tempo: 1:36:33 a 1:36:55: https://www.youtube.com/watch?v=cn9li_NePro)


ÁLBUM DE FOTOS: https://www.facebook.com/EscolaFePoliticaETrabalho/photos/?tab=album&album_id=1046033642159054


Nenhum comentário:

Postar um comentário