20/08/2016

textos... Andre Langer

"O salário é uma forma de distribuição de riqueza. Em 1980 os salários compunham 50% do PIB do Brasil, em 1990 caiu para 36%. Em 2005, chegamos a 46%. Com todo o processo de valorização do salário ainda estamos antes de 1980." 

"Outro aspecto da terceirização do trabalho no Brasil é a precarização. A terceirização é responsável por uma diminuição, um achatamento dos salários, de 40% a 60%. A terceirização é um argumento que o empresariado usa para dizer que é possível gerar mais empregos. Mas, esse é um argumento falacioso, é errado, porque a prática não comprovou isso até hoje. A terceirização serve como uma estratégia de redução dos custos."
"A financeirização é, em termos de tempo, algo trágico."

"Após o trabalhador passou a trabalhar em células produtivas."
"Nesse novo modelo de organização do trabalho, a comunicação, a cooperação, ganham nova importância."
"A produção é reorganizada em células produtivas, onde os trabalhadores podem conversar mais, mas novamente de maneira imposta. Agora passa a ser uma imposição a conversa."
"Se antes era proibido falar, agora é proibido ficar calado."
"Os trabalhadores passam a ter reuniões semanais, onde podem conversar, sugerir. Mas, isso, ao mesmo tempo, torna-se um elemento de competição cada vez maior."
"Com a reestruturação, há um processo de internalização das chefias. Cada trabalhador/a é um/a chefe, e ele/a é responsável por si e por todos/as. Isso aumenta a competição, o individualismo, é responsável também pela desorganização sindical."
"A qualidade passa a ser um elemento de todo o processo produtivo."
"Setores são terceirizados. Dentro de uma mesma empresa passam a haver até treze categorias de trabalhadores diferentes. Os trabalhadores pertencem a categorias diferentes."
"Assim, com a terceirização e a flexibilização surge o processo de precarização do trabalho."


"O trabalhador representado por Charlie Chaplin, no filme Tempos Modernos, é trabalhador especializado, repetitivo e chato."
"A velocidade, a rapidez, é um comando que vem de fora, que agiliza a esteira, e assim os trabalhadores/as perderam controle sobre o tempo."

Prof. Dr. Andre Langer

Nenhum comentário:

Postar um comentário