13/08/2016

UTOPIA E BARBÁRIE

...

"Você é um artista engajado? Eu falei: não, eu sou um cidadão engajado. E como eu sou um cidadão engajado, como artista é claro que a minha arte não vai ser etérea. Eu tenho que trabalhar e pensar na realidade na qual eu vivo. Eu acho que todo mundo tem que ser engajado, todo o cidadão que vive em sociedade. Eu sempre digo que viver em sociedade não é andar por aí, isso é vegetar em sociedade. Eu acho que o verdadeiro cidadão não é o que vive em sociedade é aquele que transforma a sociedade." Augusto Boal (em trecho do filme "Utopia e Barbárie", de Silvio Tendler - tempo: 1:48:45 a 1:49:16: https://www.youtube.com/watch?v=cn9li_NePro)

"Nós somos tão poucos e nossos inimigos são tantos. Nós somos tão frágeis e nossos inimigos são tão fortes. A gente pode perguntar o seguinte: não seria mais razoável desesperarmos? Aí a resposta que a gente tem para dar, é a do Walter Benjamim, quando ele diz: 'Enquanto houver desesperados, nós temos que defender o direito a esperança'." Leandro Konder (em trecho do filme "Utopia e Barbárie", de Silvio Tendler - tempo: 1:36:33 a 1:36:55: https://www.youtube.com/watch?v=cn9li_NePro)

...

UTOPIA E BARBÁRIE

Utopia e Barbárie é um filme histórico que percorreu ao todo 15 países: França, Itália, Espanha, Canadá, EUA, Cuba, Vietnã, Israel, Palestina, Argentina, Chile, México, Uruguai, Venezuela e Brasil. Em cada um desses lugares, Tendler documentou os protagonistas e testemunhas da história do século XX. Nas telas, o documentário transita por alguns dos episódios mais polêmicos da história mundial recente, como as bombas de Hiroshima e Nagasaki, o Holocausto, a Revolução de Outubro, o ano de 1968 no mundo (Brasil, França, Chile, Argentina, Uruguai, dentre outros), a Operação Condor, a queda do Muro de Berlim e a explosão do liberalismo mais canibal que a História já conheceu.

Entrevistas com Amos Gitai, Augusto Boal, Carlos Chagas, Denys Arcand, Dilma Roussef, Eduardo Galeano, Faride Zeran, Fernando Solanas, Ferreira Gullar, Francesco Rosi, General Giao, Gillo Pontecorvo, Jocob Gorender, Leandro Konder, Marlene França, Nahum Shaban, Vu Khoan, Zé Celso dentre outras pessoas.

Documentário: https://www.youtube.com/watch?v=cn9li_NePro

Direção: Silvio Tendler, 2009. Brasil; Idioma do Áudio: Português, Inglês, Espanhol, Francês, Italiano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário