19/09/2011

Escola de Fé, Política e Trabalho 2011 – sétima etapa

Com o poema O Analfabeto Político de Bertolt Brecht que afirma que aquele que se diz apolítico, detesta a política acaba fazendo a pior política, aquela que permite que as pessoas sem compromisso com a sociedade acabem ocupando os grandes espaços e decidindo a partir de interesses individuais iniciamos a sétima etapa da Escola de Fé, Política e Trabalho da Diocese de Caxias do Sul (8ª edição) no Centro Diocesano de Pastoral. A Escola é uma iniciativa da Cáritas de Caxias do Sul, com apoio do IHU – Instituto Humanitas Unisinos.
O tema desta etapa foi ‘A Política no Brasil. Resgate histórico dos partidos e das forças políticas. Projetos em disputa’ que busca compreender as grandes questões que envolvem a política, os projetos dos partidos e a consolidação da democracia e contou com a assessoria do professor Dr. César Sanson, pesquisador do CEPAT (Centro de Pesquisa e Apoio aos Trabalhadores) Curitiba – PR.
A partir da definição clássica grega de que política é o que fazemos de forma pública e para o coletivo através de nossas virtudes e ética (coragem, transparência, verdade, bem comum, honestidade...) passando pelo artigo do escritor Rubem Alves – Sobre Política e Jardinagem – onde afirma que “de todas as vocações, a política é a mais nobre... de todas as profissões, a política é a mais vil” fomos descortinando, através de uma análise de conjuntura, os fatos ocorridos no Brasil a partir de 1930 com Getúlio Vargas quando passamos do modelo econômico agro exportador (política café com leite) para o modelo de industrialização com a criação da CSN, CRVD, Petrobrás e outras grandes empresas estatais além da CLT (Consolidação das Leis do Trabalho), passando por JK – cinqüenta anos em cinco – e a construção de Brasília, o Golpe Militar de 1964 com o milagre econômico da década de 1970 e o surgimento dos movimentos sociais.

Revisitamos o governo Sarney, Collor com o modelo de inserção competitiva no mercado internacional através das normas regidas pelo neoliberalismo que foi incrementado pelo governo doe Fernando Henrique Cardoso com a venda de estatais e o governo Lula através do projeto neodesenvolvimentista que busca uma mistura da era Vargas com JK.

Associado a estes projetos políticos vimos também a criação dos partidos, suas ideologias, personagens principais, pontos positivos e negativos e grupos que fizeram e fazem a defesa dos modelos descritos acima e o questionamento sobre o porque e de que forma os partidos políticos atuaram e atuam na sociedade tendo a companhia nem sempre amistosa dos movimentos sociais que participam ativamente da vida pública do país a partir de década de 1960.



A próxima etapa acontece nos dias 15 e 16 de outubro e os temas serão: ‘Fundamentos da dignidade humana. Bioética, biotecnologia, biopoder’ com o professor Dr. José Roque Junges – Unisinos e ‘Bíblia: projeto de uma sociedade sem exclusão’ com o professor Dr. Pedro Kramer  - Estef – Escola Superior de Teologia e Espiritualidade Franciscana.

Texto: José Antônio Somensi
Fotos: Gilnei Fronza e Fernanda Seibel