Comunidade de Estados Latino-americanos e Caribenhos (CELAC) é um mecanismo intergovernamental de diálogo e concertação política, que por primeira vez reúne de forma permanente aos trinta e três países da América Latina e Caribe.
Surge com o compromisso de avançar no processo gradual de integração da região, fazendo um sábio equilíbrio entre a unidade e a diversidade política, econômica, social e cultural dos 600 milhões de habitantes de da América Latina e Caribe.
Desde o início, em dezembro de 2011, a CELAC contribuiu a aprofundar o diálogo respeitoso entre todos os países da região, em temas como o desenvolvimento social, a educação, o desarmamento nuclear, a agricultura familiar, a cultura, as finanças, a energia e o meio ambiente.
Após dois anos de funcionamento, a CELAC promoveu que a América Latina e o Caribe se assuma como una comunidade de nações, capaz de dialogar e de buscar consensos em temas de interesse comum.
Por mandato dos Chefes de Estado e de Governo, a CELAC se constitui na voz unificada da região em temas de consenso; é o único interlocutor, que logo de seguir as regras de funcionamento, pode promover e projetar uma voz concertada da América Latina e do Caribe na discussão dos grandes temas globais, com o objetivo de buscar uma melhor inserção e projeção da região no âmbito internacional.
Como mecanismo representativo da América Latina e do Caribe, a CELAC assume entre suas atribuições, a interlocução da Comunidade com outros países e grupos regionais. Destaca entre eles o Diálogo da CELAC com a União Européia, o Foro CELAC-China, o Mecanismo de Diálogo com a Federação da Rússia, assim como as aproximações com a República de Coréia, o Conselho de Cooperação para os Estados Árabes do Golfo, Turquia e Japão.
A CELAC busca complementar a arquitetura regional já existente sobre a base da não duplicação de esforços, com o fim de potencializar elementos comuns e fomentar a complementariedade.
A CELAC pode resumir-se da seguinte maneira:
É um mecanismo de diálogo e concertação política.
É um mecanismo articulador, que trabalha sobre a base do consenso.
É um foro que avança sobre a convergência de ações e interesses comuns.
É uma plataforma que facilita uma maior presença de nossa região no mundo.
É um espaço para enfrentar a desafios comuns.
Nenhum comentário:
Postar um comentário