20/03/2011

Reflexões sobre algumas idéias que perpassam a Estrutura e Conjuntura global

Professor Laurício Neumann
1.            Jesus Cristo como homem Deus foi um modelo de perfeição, em defesa da vida, da justiça, da paz, da solidariedade, do bem comum.
- A Eucaristia (comum-união) é o sacramento da renovação, da parceria entre Jesus e nós em defesa da vida e da vida em abundância: “Façam isto em memória de mim” Lc 22-19.
- A Confissão é o sacramento da conversão (mudança radical). Não basta dizer o pecado e rezar a penitência. Jesus exige uma mudança radical no nosso modo ser: “Vai e não peques mais” Jo 8-11.
- O Semeador. “Outra part4e caiu em terra boa, brotou e deu fruto, cem por um (...). Quem tem ouvidos para ouvir ouça” Lc 8-8.
- Verdadeira felicidade. “Mais felizes são os que ouvem a palavra de Deus e a põem em prática” Lc 11-28.
- O Sal. Se o sal perder o seu gosto, não serve mais para nada, por isso é jogado fora. “Quem tem ouvidos para ouvir ouça” Lc 14-31.
- Ovelha perdida. “Eu vos digo que no céu haverá mais alegria por um pecador que se converte do que pór noventa e nove justos que não necessitam de conversão” Lc 15-10.
2.            Como cristões somos eleitos discípulos de Jesus, comprometidos com a perfeição, desafiados a sermos radicais quando a vida e a dignidade da pessoa humana estão em jogo.
3.            O princípio fundamental da Ética é o Bem-comum (Sócrates, Paulo Freire, Heidegger, Martim Buber).
4.            Política é a ciência e a arte de administra corretamente o bem comum. Somos nós que elegemos o político a favor do bem comum e contra o bem individual.
5.            Democracia é o regime político que reconhece o ser humano como pessoa livre comprometida com a coletividade (Touraine, 1995).
6.            Capitalismo é o sistema político que se fundamenta na propriedade privada (individual) de tudo. Nega o bem-comum porque se alimenta da injustiça e da desigualdade.
7.            Partidos políticos são agremiações políticas cujos filiados defendem um programa que revela uma visão de pessoa humana, de sociedade e de organização da vida das pessoas em sociedade. O fundamento ético de cada programa de partido político é a defesa do bem individual ou do bem-comum.
8.            Políticas Públicas são decisões políticas que refletem o programa do partido, a teoria de desenvolvimento, o sistema político, o modelo de sociedade etc.
9.            Teorias
9.1         Os defensores da teoria do Crescimento ilimitado sustentam que é possível produzir ilimitadamente, pois, segundo eles, os recursos são ilimitados.
9.2         Os defensores da teoria do Desenvolvimento sustentável sustentam que é preciso harmonizar produção e consumo.
9.3         Os defensores da teoria do Decrescimento sustentam a redução de produção e a redução de consumo de produtos desnecessários. Defendem que é possível viver mais simples, com menos coisas, mas com mais qualidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário