18/04/2011

Escola de Fé, Política e Trabalho de 2011 - 2ª etapa

Sob a responsabilidade da Cáritas Caxias do Sul e com o apoio do Instituto Humanitas Unisinos e da Diocese de Caxias do Sul nos dias 16 e 17 de Abril de 2011 nas dependências do Centro Diocesano de Formação Pastoral realizou-se a segunda etapa da Escola de Fé, Política e Trabalho em sua oitava edição.


O primeiro tema desenvolvido foi ‘Visão histórica dos projetos de nação a partir de 1930’ com a assessoria da professora Dra. Eloísa Capovilla da Luz Ramos – Unisinos  que iniciou sua apresentação com um breve relato sobre o Brasil em seu início da república, um país agropastoril, muito dependente e  apenas no começo de sua estrutura de estado. A partir da chegada de Getúlio Vargas ao poder logo após a crise de 1929 temos uma mudança significativa nos rumos do país; não mais alicerçado na agricultura e pecuária, mas voltado para a geração de bens de consumo e criação de empresas de base, empregos fora do campo e de fato um projeto de nação. Com Getúlio Vargas surge a Petrobrás, CSN, Companhia Vale do Rio Doce, leis trabalhistas, voto feminino, novos partidos não mais regionais, mas em todo país. Depois de Getúlio Vargas assume Juscelino Kubistheck que trabalha para a implantação de indústrias automobilísticas, abre o país para o capital estrangeiro e constrói Brasília. Repassamos o período triste de nossa história com a ditadura militar, com o cerceamento da liberdade, fechamento do congresso, guerrilha, grandes obras como Itaipu e Transamazônica chegando até os dias de hoje com a estabilização da moeda e programas sociais. Em todos os governos tivemos a oportunidade de ver como a cultura - música, teatro, cinema - imprensa se portou e se porta, foi influenciado com intensidades diversas e como influencia hoje.


 
Com a assessoria do professor Ms Gilberto Antonio Faggion – Unisinos o tema foi ‘A evolução do pensamento econômico e sua influência na globalização’. Começamos com a economia agrícola de subsistência, troca-troca passando pela grande revolução industrial com fábricas e a relação capital/trabalho, conhecimento material chegando aos dias de hoje com as TICs (Tecnologias de Informações e Comunicações) onde a Internet permite que as pessoas trabalhem em casa em horários diversos, descentralizados e contínuos.



Lembramos e reforçamos o convite para que participemos do Seminário - Práticas associativas no desenvolvimento social que acontecerá dia 30 de Abril de 2011 (sábado )de 8h às 18 horas no Sesc, iniciativa da Acredisol que é uma Associação de Microcrédito que surgiu a partir dos alunos/as de nossa Escola de Fé, Política e Trabalho.



A próxima etapa acontece nos dias 21 e 22 de Maio com os temas: Da alienação à conscientização para uma prática transformadora da realidade com a assessoria do professor Dr. Pedrinho Guareschi e A busca de um projeto ético mundial, planetário com o professor Dr. Luiz Carlos Susin.

José Antonio Somensi
p/ equipe da Escola de Formação Fé, Política e Trabalho

Fotos: Escola de Formação Fé, Política e Trabalho.

Clica nas imagens para ampliar a visualização!

Nenhum comentário:

Postar um comentário