21/08/2011

Escola de Fé, Política e Trabalho 2011.ano8 – sexta etapa

Nos dias 20 e 21 de Agosto de 2011, no Centro Diocesano de Formação Pastoral, numa iniciativa da Cáritas Caxias do Sul em parceria com o Instituto Humanitas Unisinos – IHU, aconteceu a sexta etapa da Escola de Fé, Política e Trabalho em sua oitava edição.
Os temas propostos para esta etapa foram: ‘Contexto cultural na pós-modernidade na sociedade capitalista’ e contou com a presença da assessoria do Professor Ms Lucas Henrique da Luz – Unisinos onde vimos que a cultura sendo práticas e ações sociais que seguem um padrão determinado no espaço e no tempo, na pós-modernidade deixou de ser um direito universal e passou a ser um privilégio de poucos que pela massificação cultural (a mesma idéia, o mesmo produto para a maior parte da população) introduz uma divisão social na arte e então temos pobres e ricos em situações opostas.

Na pós-modernidade o espaço e tempo não são mais rígidos criando um mundo contraditório com uma sociedade capitalista desigual, com um grupo mínimo de pessoas desfrutando o melhor e a grande maioria com acesso restrito a produtos básicos, vivendo num mundo onde a ‘estética’ é mais importante que a ética – o discurso é mais valorizado que a prática; o passado e o futuro não têm importância, o que vale é viver o presente intensamente; a individualização é o que vale em detrimento as questões comunitárias; os vínculos e valores são minimizados por ações superficiais gerando a crise civilizacional por qual passamos onde as ações políticas são diminuídas, a questão ecológica é mais dizer do que fazer, o consumismo é alimentado por todos os meios possíveis capazes de nos seduzir.

 





No domingo, dentro da possibilidade de continuar o debate e trazer novas luzes sobre a pós-modernidade trouxemos como tema ‘Bíblia: Projeto de uma sociedade sem empobrecidos e excluídos’ e contou com a assessoria do professor Dr. Pedro Kramer – ESTEF – Escola Superior de Teologia e Espiritualidade Franciscana – Porto Alegre.


Através da leitura do livro do Deuteronômio vimos que foi possível construir uma sociedade onde a solidariedade e a partilha geraram um povo sem excluídos, onde foi possível estabelecer vínculos e compromissos capazes de atitudes éticas e morais que motivaram laços com as pessoas economicamente fracas e legalmente dependentes.


A próxima etapa acontece nos dias 17 e 18 de Setembro com o tema: ‘Brasil no século 21: da modernização conservadora à inserção mundial – avanços e desafios’ com a assessoria do professor Dr. César Sanson – CEPAT – Centro de Pesquisa e Apoio aos Trabalhadores – Curitiba, PR.

Equipe de Coordenação
Escola de Formação Fé, Política e Trabalho 2011 . ano8
(Texto: José Somensi | Fotos: Gilnei Fronza e Fernanda Seibel)

Nenhum comentário:

Postar um comentário