20/05/2013

MÍDIA, EDUCAÇÃO E CIDADANIA, Pedrinho Guareschi

"Comunicação é tudo, é uma palavra ampla.
Mídia: com o invenção da imprensa, se inventou o jornal, a tv, a internet, e então se criaram os meios de comunicação
Mídia = meios de comunicação
Média é plural de 'medium', e 'medium' em latim é meios
Somos tão dependentes do inglês que aportuguesamos a palavra 'media', para mídiia, por causa da pronuncia."

"QUATRO AFIRMAÇÕES SOBRE A MIDIA
> A mídia constrói a realidade - A mídia com valores
> A mídia não diz nada sem que uma conotação de valores
> A mídia monta a agenda da alienação
> A mídia constrói a nossa subjetividade - A mídia está em tudo, perpassa tudo, a mídia monta a agenda de discussão"


"A gente fala o que a mídia quer: 83% das conversas diárias, são pautadas pela mídia.
O problema maior é saber o que a mídia não publica.
A força da mídia não está só no que a mídia publica, mas no que a mídia não publica."


"A mídia eletrônica – rádio e televisão não pode ter dono. São concessões.
É uma concessão temporária: rádio – 10 anos, televisão – 15 anos.
E, se cumprir o papel, pode ter renovação."


"Existem aproximadamente 300 fatos por dia que acontecem no Brasil e mereciam ir para o noticiário da noite. Os meios que mais colocam, colocam 20. Então, é a primeira questão: como são selecionados os fatos.
Os editores dos jornais escolhem as noticias.
É certo que o que vai contra o sistema capitalista não vai pra mídia.
O que define o que a mídia diz ou não é o dinheiro, é o sistema capitalista.
O editor deveria dar liberdade ao jornalista para publicar noticias, mas não é o que acontece."


"A MÍDIA CONSTRÓI A NOSSA SUBJETIVIDADE
Quem nós somos?
Essa é a pergunta da humanidade.
Nós somos, em grande parte, o que fizeram de nós.
Somos resultado das relações que estabelecemos na vida."


"Há um novo personagem dentro de casa: a televisão está em tudo, em todas as casas.
A mídia fala com o brasileiro, em média, 4 horas por dia.
As crianças ficam na frente da televisão cerca de 9 horas por dia."


"O grande desafio da escola não é dar informação. O maior desafio é educar para que a pessoa saiba selecionar. Como identificar? Fazer a pergunta: o que eu quero? O que eu quero, com estrutura lógica, para comprovar a noticia.
Temos todas as respostas, mas as pessoas precisam das perguntas."



“Devemos lutar pela igualdade, sempre que a diferença nos inferioriza; 
mas devemos lutar pela diferença sempre que que a igualdade nos descaracteriza.” 
 Boaventura de Souza Santos (Fórum Social Mundial, POA, janeiro de 2002)



"Hoje, são 9 famílias que detém 94% de tudo que é mídia eletrônica – rádio e televisão.
Essas famílias se tornaram todo-poderosas e hoje em dia mandam no Brasil.
Herbert de Souza (Betinho), dizia que não existe democracia no Brasil, nós vivemos um estado fascista, porque tem um pequeno grupo de gente que diz o que quer, como quer, quando quer."


"Ao redor de 80% de tudo que o gaúcho ouve, vê ou lê, depende de uma família"

"CIDADANIA
> Cidadania – Política - Democracia
> Cidadania como participação
a) no Planejamento
b) na Execução
c) nos Resultados
A verdadeira participação é a participação que se dá no planejamento.
Cidadania como participação no planejamento da cidade"


"DIFERENTES CONCEPÇÕES DE LIBERDADE
> Liberdade como Liberalismo
> Liberdade como Igualitarismo
> Liberdade como 'relação'
O conceito de liberdade como 'relação' é difícil se entender, porque nascemos no liberalismo."


 
“Só somos livres com os outros.” 
Hannah Arendt


"O Cristianismo se opõe totalmente ao liberalismo. Um nega o outro.
O liberalismo ideologicamente define o ser humano, para poder explorar e faturar em cima dos outros.
O ser humano é relação, eu só posso ser se o outro também é."

Nenhum comentário:

Postar um comentário