16/06/2013

Prática transformadora da realidade e projeto de uma sociedade planetária


Texto: José Antônio Somensi (Zeca)
Fotos: M. Fernanda M. Seibel



Nos dias 15 e 16 de junho de 2013 nas dependências do Centro Diocesano de Pastoral aconteceu a quarta etapa da Escola de Formação Fé, Política e Trabalho 2013-10 ano. A Escola é coordenada pela Cáritas Caxias do Sul e conta com o apoio do Instituto Humanitas Unisinos – IHU.

Foram dois os temas abordados nesta quarta etapa.


O primeiro tema (15/06) foi “Da alienação à conscientização para uma prática transformadora da realidade”, com a assessoria do professor Dr. Pedrinho Guareschi – UFRGS e UFCSPA (http://www.pedrinhoguareschi.com.br/), quem teve a oportunidade de se perguntar quem eu sou? Foi esta a provocação inicial que o professor Pedrinho nos trouxe e nos disse que somos a soma de resultados das relações que fizeram de nós e de várias maneiras seja no pensamento da família, Igreja, Escola, mídia... Que a consciência é a resposta que conseguimos para a pergunta feita acima e junto com a liberdade e a responsabilidade formam o “tripé” da Dignidade Humana que nos ajuda a estabelecer relações capazes de transformar a nossa realidade.


Utilizando a prática da Paulo Freire que nos ensina 'todos sabem, mas de forma diferente e que saber é um sabor, uma experiência, não é melhor ou pior é diferente e que a apropriação do saber induz as pessoas a pensarem de forma distorcida e interesseira é a maior de todas as dominações'.

O professor Pedrinho nos alerta que vivemos uma nova época e que o que a caracteriza não é mais a fala, mas a coerência, o que se faz, de que forma e quais as relações (eu com o outro) que estabelecemos.



À noite confraternizamos, junto com a Pastoral da Criança, de forma alegre, descontraída.



No domingo, dia 16/06, o tema foi 
“O projeto de uma ética planetária” e contamos com a assessoria do professor Dr. Luiz Carlos Susin – PUC RS (www.lcsusin.com), que afirmou sermos uma família na diversidade congregada numa casa (Planeta Terra) 
e que é a ética que nos faz organizar a vida,
e que cuidar da Terra é cuidar de todos os seres vivos, 
é pela nossa consciência que podemos enfrentar 
as grandes crises:
financeira, alimentar, ecológica e de civilização.


O caminho apontado pelo frei Luiz se dá através através da construção de novos paradigmas, e de ações que que evitem a acumulação da riqueza, criando novas formas de poder que não seja de dominação e que se faz necessário recuperar a espiritualidade aberta e dialogal, desta forma juntos poderemos enfrentar estas crises.

E, só dentro desta ética, como criação do ambiente humano com conhecimento, liberdade e juntos é que poderemos enfrentar estas crises: "Uma ética que integra a paixão e a razão, pois a sabedoria provém da ética."









Nenhum comentário:

Postar um comentário