15/06/2014

Mídia, educação, cidadania e projetos para o Brasil

Texto: José Antônio Somensi e Fernanda Seibel


Foto: Mario André Coelho
Nos dias 14 e 15 de junho de 2014 no Centro Diocesano de Formação Pastoral aconteceu a quarta etapa da Escola de Formação Fé, Política e Trabalho 2014.ano11.


A Escola é uma iniciativa da Cáritas da Diocese de Caxias do Sul com o apoio do Instituto Humanitas Unisinos – IHU.
 
No sábado, dia 14, o tema proposto foi Mídia, educação e cidadania, e teve a assessoria do professor Dr. Pedrinho Guareschi da UFRGS que, com muita descontração foi mostrando que a mídia perpassa todo o nosso meio, inclusive ditando comportamento nas Religiões. Estabelece no mundo político e empresarial uma espécie de moeda de troca e o comprometimento e tamanho que se torna fundamental no momento de definir uma eleição.

A mídia constrói a realidade veiculando o fato conforme interesse de valor, determinando se é válida ou não a discussão.
Foto: Mario André Coelho
Quanto a democracia, no dizer do professor Pedrinho Guareschi, a temos de forma proporcional a participação da população na comunicação do país, então como a participação popular é escassa na mídia porque não está no planejamento, na execução e nos resultados, a nossa democracia precisa ser construída.

Se temos uma mídia concentrada na mão de poucas famílias, dificultando o acesso da população e fazendo com que a nossa democracia fique no campo da representatividade, onde os políticos tornam-se muitas fezes reféns da mídia, a nossa educação é espelho desta nossa realidade.

A saída, segundo Pedrinho, é a partir da prática de Paulo Freire, fazer a pergunta que liberta que permite com que as pessoas se sintam responsáveis pela realidade que vivem, porque, ainda lembrando Paulo Freire: “toda ação educativa é uma ação pascal” que faz surgir o novo.
 
Foto: Mario André Coelho

À noite confraternizamos, de forma alegre, descontraída.


Fotos: Fernanda Seibel



No domingo, dia 15, contamos com a presença do professor Dr. Laurício Neumann, abordando o tema Projetos para o Brasil: os projetos dos partidos políticos e os projetos populares democráticos dos movimentos sociais. História e programas dos partidos políticos.

O prof. Laurício ressaltou os aspectos históricos dos partidos políticos, relatando que antes da atual organização, o Brasil passou por vários regimes políticos e, em cada um desses momentos, a configuração partidária foi diferente. A seguir, conversou sobre as ideologias políticas e projetos de governo.  

Fotos: Fernanda Seibel

Ainda, lançou como desafios: “Como ser cristão capitalista?” e “Se a justiça é a base do Evangelho, como ser cristão sem participar da política partidária, já que tudo passa pela política?”. Apresentando a seguir alguns pressupostos teóricos: “O capitalismo é um sistema que se fundamenta na propriedade privada de tudo e na livre iniciativa sem limites”; “O capitalismo se sustenta pelas relações de exploração e dominação”; “Propomos uma sociedade alternativa (Solidarismo, Economia Solidária, Cooperativismo, Socialismo democrático), com base nas relações de cooperação e solidariedade”.



A próxima etapa da Escola acontece nos dias 19 e 20 de julho, sobre o tema “A crise contemporânea e as metamorfoses no mundo do trabalho. A globalização econômica e suas repercussões: desemprego, precarização, terceirização, flexibilização, desregulamentação das leis. Impasses e desafios do novo sindicalismo. Análise de conjuntura”, com a assessoria do professor Dr. André Langer – CEPAT (Centro de Pesquisa e Apoio aos Trabalhadores) e Faculdade Vicentina – Curitiba.

Nenhum comentário:

Postar um comentário