20/09/2014

Democracia participativa: políticas públicas e sociais, espaços de participação e controle social

Neste sábado, inicia a 7ª etapa da Escola de Formação Fé, Política e Trabalho, com o tema "Democracia participativa: políticas públicas e sociais, espaços de participação e controle social", assessoria da Profa. Dra. Marilene Maia (Unisinos).

...
 
 MEMÓRIA
“é a aquisição, conservação e evocação de informações. A aquisição se denomina também aprendizado. A evocação também se denomina recordação ou lembrança. Só pode ser avaliar a memória pela evocação. A falta de evocação denomina-se esquecimento ou olvido.” (Izquierdo, 2009)

Compreendemos MEMÓRIA, como uma “ferramenta” de construção social da realidade, dos processos e dos seus sujeitos. A memória articula o passado, o presente e o futuro; articula também as lógicas racionais e emocionais, e, por isso, as objetivações e as subjetivações pessoais, grupais, comunitárias e societárias.

Vani Moreira Kenski diz que “... a memória dos sujeitos vem sendo encarada, por várias instâncias sociais e culturais, como o depósito e a fonte mais significativa da “verdade”, capaz de definir os destinos individuais e coletivos dentro da sociedade”(KENSKI, 1997, p. 138).
A memória se constitui como um pilar importante da história, da formação e da ampliação da cidadania e da democracia.


...
 
DEMOCRACIA

diz respeito ao “governo do povo, de todos os cidadãos” (BOBBIO, 2000, p. 319). A democracia é também reconhecida, desde suas origens, como sistema de governo da maioria, assegurados os direitos da minoria (OLIVEIRA, 2004b).

Essas referências apontam a indissociabilidade entre democracia e cidadania, ou seja, democracia não se constrói sem a cidadania, assim como a cidadania não se constrói sem a democracia.

Vivemos em um tempo de fragilizações, tanto da cidadania, quanto da democracia. Oliveira (2004) considera inclusive que a ameaça da democracia brasileira, que carrega uma herança antidemocrática, não vem da falta de institucionalidade do Estado, mas da força do capitalismo globalizado, que utiliza-se do Estado, da sociedade e da democracia para a sua afirmação, negando, inclusive, a autonomia dessas esferas.


...
DEMOCRACIA :: José Saramago
https://www.youtube.com/watch?v=m1nePkQAM4w

  ...

DEMOCRACIA REPRESENTATIVA E DEMOCRACIA PARTICIPATIVA
No Brasil... CONQUISTAS IMPORTANTES com:
Abertura Democrática, Movimento Constituinte, Constituição Federal 1988, Direitos sociais, econômicos, políticos, culturais, ambientais e suas regulamentações, Plebiscito, consulta popular e lei de iniciativa popular, ficha limpa, ...


...

Relatos de experiências de participação em CONSELHOS:

> Maria do Carmo Gonçalves, presidenta do CONSEA (Conselho de Segurança Alimentar) de Caxias do Sul. Ela relatou que muitas vezes temos visão do imediatismo, mas é importante apropriar-se dos espaços de conselhos, que é um canal de efetivação de políticas públicas. Ainda, relatou sobre a política de migração, uma vez que é integrante do Centro de Atendimento ao Migrante (CAM). Relatou que este ano teve a primeira Conferência Nacional de Migrações. Dentro de cada área há uma política de participação, e espaços de participação, que não podemos negligenciar, porque são conquistas históricas; e os Conselhos de Direitos são espaços de disputa. 


> Rudimar Zardo, representante da Pastoral da Criança no Conselho Municipal de Saúde de São Marcos, autuando com vice-presidente.
Ele relatou sobre a importância da atuação nos Conselhos, que se constituem como controle social. Ainda, explanou sobre a necessidade da participação nos Conselhos.


...

A assessora, Prof. Dra. Marilene Maia, relatou que todo o Conselho precisa de lei municipal, estadual e federal, de acordo com o Conselho municipal, estadual e federal. Há um conjunto de leis de garantias dos Conselhos, mas se não tiver vontade política e cidadã os Conselhos só ficam na lei, no papel. Tem uma potencialidade dos Conselhos como instrumentos para trabalhar a democracia participativa, mas se não é bem trabalhada acaba sendo mais um mecanismo de representação de democracia representativa
...

Nenhum comentário:

Postar um comentário