28/04/2014

Reflexos da ditadura na educação impedem país de avançar - Carta Maior

25/04/2014 - Copyleft

Reflexos da ditadura na educação impedem país de avançar

Em audiência na Câmara, especialistas pontuaram as heranças do período autoritário que impactam na má qualidade do ensino público e no acesso à educação.








Najla Passos


Brasília - Os reflexos da ditadura civil militar sobre a educação foram tão nocivos e profundos que até hoje, 30 anos após o início da redemocratização, impedem o país de alavancar a qualidade e democratizar o acesso a este que deveria ser um direito fundamental de todo brasileiro.  Em audiência pública promovida pela Comissão de Educação da Câmara, nesta quinta (24), especialistas foram unânimes em apontar as heranças do regime como principais responsáveis pela má qualidade da educação pública e pela vergonhosa falta de acesso a ela para os pelo menos 14 milhões de analfabetos, além de número maior ainda de analfabetos funcionais.

Presidente do Instituto Paulo Freire, Moacir Gadotti lembrou que a ditadura pôs fim ao ambiente de otimismo pedagógico dos educadores brasileiros com o avanço da educação popular e emancipatória já nos primeiros dias após o golpe. Em 14 de abril de 1964, um dia antes do general Castelo Branco assumir o posto de ditador, foi extinto o Programa Nacional de Alfabetização, que vinha sendo implantado no país pelo educador Paulo Freire e seria inaugurado oficialmente em maio. Segundo ele, não foi nenhum rompante do regime. A decisão já havia sido tomada um ano antes, quando Castelo Branco ouvira Paulo Freire em um evento no interior paulista. “Vocês estão engordando cobras”, teria diagnosticado o futuro ditador.

Na sequência, vieram as reformas educacionais que arrasaram com o modelo de educação brasileira. O presidente do Instituto narrou que, em 10 de junho de 64, na primeira reunião com secretários de educação, Castelo disse textualmente: o objetivo do meu governo é estabelecer a ordem entre trabalhadores, estudantes e militar.  E seu ministro Suplicy completou: estudante deve estudar, professor deve ensinar, e não fazer política. “Aí está o programa da ditadura: uma visão autoritária da educação e uma visão tecnicista que ainda permanece, suavizada, sem a ostentação e arrogância daquele período”, avaliou.

Gadotti ressaltou também a introdução do caráter mercantilista da educação, trazido dos Estados Unidos, que a transforma em negócio, ao invés de direito. “Havia uma lógica de privatizar”, denuncia. Ele criticou a reforma universitária, que promoveu a “departamentalização”, apontada como estratégia para fragmentar o conhecimento. E também a forma autoritária como eram impostos os diretores, selecionados não pelo desempenho acadêmico, mas pelo perfil gerencial. “A reforma universitária visava reformar para desmobilizar”, resumiu.

Sobraram críticas também à reforma do ensino básico, feita de modo a impedir o crescimento intelectual dos alunos. “A reforma da educação básica tem coisas hilárias, como dizer que todo mundo tem que se profissionalizar porque Jesus Cristo foi carpinteiro”, exemplificou. Segundo ele, em uma época que até o Banco Mundial preconizava que os trabalhadores tinham que ter uma formação generalista, a ditadura obrigou todas as escolas de ensino médio a introduzir a formação técnica compulsório, sem nenhum preparo para isso, e o resultado foi um fracasso.

Outro fracasso registrado foi o do Mobral, criado para alfabetizar jovens e adultos e extinto no governo Sarney. Em quase 20 anos, o programa, que prometia acabar com o analfabetismo em 10, conseguir reduzir a taxa apenas de 33% para 25%. “O Mobral alfabetizou muito pouco. E era muito mais fácil do que hoje, porque esses 8% residual que temos agora está no campo e em locais de difícil acesso”, analisou.

No inventário dos prejuízos causados pela ditadura à educação brasileira, ele incluiu também o desmantelamento dos vários movimentos sociais e populares, a eliminação da representação estudantil e a perda da capacidade dos educadores de influir nos rumos da educação. Para ele, é preciso mudar a concepção da educação. “Nós temos que formar professores a partir de uma outra ótica, de uma outra concepção de educação que respeite o saber das pessoas, que introduza o diálogo, o respeito, e vença aquilo que é o mais duro do que foi herdado da ditadura: a falta de democracia”, diagnosticou.

Como exemplo, ele citou o quanto ainda é difícil implantar um conselho de escola ou mesmo difícil discutir política na escola, o que considera salutar para o país.
 
“Estamos formando gerações sem discutir que país queremos”, afirmou. Gadotti lembrou que Paulo Freire já dizia que educar é politizar sim. “Não podemos formar estudantes na velha teoria do capital humano: estude, trabalhe e ganhe dinheiro. Paulo Freire respondeu claramente a esta teoria na época: a educação que não é emancipadora faz com que o oprimido queira se transformar em opressor”, concluiu.

O sociólogo e colunista da Carta Maior, Emir Sader, lembrou que o arrocho salarial foi tão importante para a sustentação da ditadura quanto a repressão sistemática, o que acabou comprometendo a qualidade dos serviços públicos, inclusive a educação. “O santo do chamado “milagre econômico” foi o arrocho salarial”, afirmou. Segundo ele, até então, a escola pública era um espaço de convivência entre a classe pobre e a classe média, um espaço de socialização. “A classe média, a partir daquele momento, passou a se bandear para escola particular, fazendo um esforço enorme, colocando no orçamento os gastos de escola e deixando a escola pública como um fenômeno social de pobre”, observou.

O sociólogo avalia que a ruptura causada foi tão significativa que a escola pública, até hoje, não recuperou seu vigor. “A democratização não significou a democratização do sistema educacional, não significou a recuperação da educação pública, da saúde pública. Isso está sendo feita a duras penas na última década, mas com uma herança acumulada brutal. Já tem reflexos no ensino universitário, mas não em toda a educação: a escola pública nós perdemos”, ressaltou.

Para ele, os investimentos em educação superior são importantes, mas é a reconquista da qualidade da educação primária e média que deve ser tema fundamental e urgente à democracia brasileira. “Estamos muito atrasados. Até a saúde pública, apesar do viés duríssimo da perda da CPMF, nós conseguimos melhorar agora com o programa Mais Médicos. Mas a educação, não. A estrutura de poder herdada da ditadura só se consolidou, inclusive a da educação privada”, observou Sader, lembrando que os oito anos de governo Fernando Henrique Cardoso aprofundaram ainda mais o processo de privatização deflagrado pelos militares.

Sadir Dal Rosso, professor da Universidade de Brasília (UnB), uma das mais afetadas pelo golpe civil militar, submetida a três intervenções, abordou o impacto da ditadura na universidade e na construção do pensamento brasileiro. Segundo ele, o controle das administrações universitárias, a demissão e expurgos de professores que não concordavam com o regime, os assassinatos de estudantes, o controle das organizações estudantis e a implantação de serviços de informação no meio acadêmico causaram prejuízos imensuráveis ao país, que ainda precisam ser investigados e punidos. “É necessário esclarecer a verdade e, neste sentido, é necessário rever a Lei da Anistia”, defendeu.


Créditos da foto: Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados


http://www.cartamaior.com.br/?%2FEditoria%2FEducacao%2FReflexos-da-ditadura-na-educacao-impedem-pais-de-avancar%2F13%2F30792

25/04/2014

sessão dupla: Ato de Fé e Marighella

SESSÃO DUPLA
da programação dos 50 anos do golpe no Brasil na Mostra de Cinema Brasileiro - Caxias do Sul
> ATO DE FÉ de Alexandre Rampazzo
> MARIGHELLA de Isa Grinspum Ferraz



25 e 26 de abril
18 horas

UCS Cinema

Entrada Franca



Apoio e divulgação:
CINE COMO LE GUSTA
D.A. Jornalismo UCS - Gestão Utopia
Centro de Estudos, Pesquisa e Direitos Humanos - CEPDH
Escola Fé, Política e Trabalho
Curso de Licenciatura em Sociologia - UCS

16/04/2014

cinema: nesta sexta e sábado, em Caxias > entrada franca


Mostra de Cinema Brasileiro - Caxias do Sul

HERCULES 56
Sexta e sábado, 18 e 19 de abril, 18 horas
UCS Cinema - Entrada Franca

Sinopse:
Na semana da independência de 1969, o embaixador americano no Brasil, Charles Burke Elbrick, foi seqüestrado. Em sua troca foi exigida a divulgação de um manifesto revolucionário e a libertação de 15 presos políticos, que representavam diversas
tendências políticas que se opunham à ditadura militar. Banidos do território nacional e com a nacionalidade cassada, eles são levados ao México no avião da FAB Hércules 56. Hercules 56 reúne os sobreviventes do grupo para relembrar os fatos da época.

Apoio e divulgação:
CINE COMO LE GUSTA
D.A. Jornalismo UCS - Gestão Utopia
Centro de Estudos, Pesquisa e Direitos Humanos
Escola Fé, Política e Trabalho
Curso de Licenciatura em Sociologia - UCS





13/04/2014

Visão histórica dos projetos de nação brasileira

Texto: José Antônio Somensi (Zeca)
Fotos: M. Fernanda M. Seibel


Nos dias 12 e 13 de abril, nas dependências do Centro Diocesano de Pastoral, aconteceu a segunda etapa da Escola de Formação Fé, Política e Trabalho 2013 – décima edição. A Escola é uma iniciativa da Cáritas de Caxias do Sul e conta com a parceria do Instituto Humanitas Unisinos – IHU.
O tema proposto para esta etapa foi: “Visão histórica dos projetos de nação brasileira a partir de 1930” e contou com a assessoria da prof. Dra. Eloísa Capovilla da Luz Ramos (Unisinos).

O fato de iniciar em 1930, no entender da professora Eloísa, é que neste período, com ascensão de Getúlio Vargas ao poder central, se estabelece ações que marcam a construção de um grande projeto de nação. Quebra-se a hegemonia São Paulo-Minas Gerais na chamada política café com leite e a visão baseada na questão agropastoril e busca a construção de uma economia industrial gerando empregos na cidade, criando as leis trabalhistas e um sentimento de nação que passa também pela cultura através de músicas, danças que deixam de ser regionais e assumem o caráter de país. Surgem grandes companhias como a Petrobras, Companhia Vale do Rio Doce, Companhia Siderúrgica Nacional e com elas as novas leis trabalhistas. Ainda, há o fortalecimento dos fortalecendo partidos, não mais regionais, mas com abrangência nacional, e o voto feminino.

Depois de Getúlio Vargas assume Juscelino Kubistheck que trabalha para a implantação de indústrias automobilísticas, abre o país para o capital estrangeiro e constrói Brasília.

Durante o governo Jânio Quadros/João Goulart acontece o golpe militar, instala-se uma ditadura e mesmo com um processo desenvolvimentista para o país com a construção da Itaipu, Transamazônica, avanços nos territórios para agricultura percebe-se que este grupo não tem o mesmo projeto de nação dos governos anteriores.

Repassamos o período triste de nossa história com a ditadura militar, com o cerceamento da liberdade, calando, seja pela censura, seja pela morte ou pelo desaparecimento. Aprisiona-se a jovem democracia. Há o fechamento do Congresso, governa-se de coturno seguindo a cartilha estabelecida pelos Estados Unidos. Há formas de resistência como a guerrilha. São realizadas grandes obras como Itaipu e Transamazônica.
Ainda, no momento de mística, tivemos o depoimento do Sr. Orlando Michelli, sobre a ditadura militar.

Passado este período temos o processo de redemocratização, que ainda estamos aprendendo e construindo, chegando a este novo momento com moeda e economia estabilizada, com programas sociais, investimento em educação e luta para diminuir as enormes desigualdades sociais que temos em nosso país.

A medida que avançávamos na análise, éramos convidados a perceber como os governos e suas ações interferiam na cultura (música, teatro, cinema) e como a imprensa se posicionou e posiciona.

...

A próxima etapa acontece nos dias 17 e 18 de maio com os temas: "Da alienação à conscientização para uma prática transformadora da realidade", com a assessoria do professor Pós-Dr. Pedrinho Guareschi (UFRGS); e "O projeto de uma ética planetária", com a assessoria do professor Pós-Dr. Luiz Carlos Susin (PUC).

...

Escola de Formação Fé, Política e Trabalho
fepoliticaetrabalho@gmail.com
www.fepoliticaetrabalho.blogspot.com
Facebook: Escola Fé, Política e Trabalho
Twitter: @fepoliticaetrab


12/04/2014

depoimento

Neste sábado, às 18h, inicia a mística, com o depoimento do Sr. Orlando Michelli.

Três irmãos de sangue


Três irmãos de Sangue conta a história de três irmãos, três brasileiros, que fizeram da solidariedade sua grande arma na luta pela vida e que participaram dos principais acontecimentos que mobilizaram o povo brasileiro na segunda metade do século XX.

Betinho (Hebert de Souza), através de campanhas sociais de alcance nacional; Henfil (Henrique Filho), através de seu humor instigante; Chico Mário, através da beleza de sua música. Hemofílicos, tiveram que aprender desde cedo a superar suas limitações.O que não os impediu de seguir lutando a favor da vida e da liberdade.

Trailer: http://www.youtube.com/watch?v=ITm3trn2fnw

Direção: Ângela Patrícia Reiniger
Distribuição: Filmes do Estação

http://www.3irmaosdesangue.com.br/

A cultura política dos trabalhos no primeiro Governo Vargas

Jorge Luiz Ferreira

O bêbado e a equilibrista

https://www.youtube.com/watch?v=6kVBqefGcf4


O bêbado e a equilibrista
Composição: João Bosco e Aldir Blanc

Caía a tarde feito um viaduto
E um bêbado trajando luto
Me lembrou Carlitos...
A lua
Tal qual a dona do bordel
Pedia a cada estrela fria
Um brilho de aluguel
E nuvens!
Lá no mata-borrão do céu
Chupavam manchas torturadas
Que sufoco!
Louco!
O bêbado com chapéu-coco
Fazia irreverências mil
Prá noite do Brasil.
Meu Brasil!...
Que sonha com a volta
Do irmão do Henfil.
Com tanta gente que partiu
Num rabo de foguete
Chora!
A nossa Pátria
Mãe gentil
Choram Marias
E Clarisses
No solo do Brasil...
Mas sei, que uma dor
Assim pungente
Não há de ser inutilmente
A esperança...
Dança na corda bamba
De sombrinha
E em cada passo
Dessa linha
Pode se machucar...
Azar!
A esperança equilibrista
Sabe que o show
De todo artista
Tem que continuar...


Ditadura militar - 50 filmes

1. O desafio (1965), Paulo César Sarraceni
http://www.youtube.com/watch?v=qD8O13DsbE4


2. Manhã cinzenta (1968), Olney São Paulo
https://www.youtube.com/watch?v=kA34LXfwBlc


3. Brazil: A Report on Torture (1971), de Haskell Wexler e Saul Landau.
https://www.youtube.com/watch?v=nBUTvK0jWfM


4. O Bom Burguês (1979), Oswaldo Caldeira (Trailer)
https://www.youtube.com/watch?v=2a5PMshfugY


5. Paula: a história de uma subversiva (1979), F. Ramalho Jr.
http://www.youtube.com/watch?v=pv2ke8UmvGc


6. Eles Não Usam Black-Tie (1981), Leon Hirszman
https://www.youtube.com/watch?v=Uzl2K1bDRog


7. Pra frente, Brasil (1982), Roberto Farias
http://www.youtube.com/watch?v=rzj1_bD3BDI


8. Cabra marcado para morrer (1984), Eduardo Coutinho
https://www.youtube.com/watch?v=VJ0rKjLlR0c


9. Nunca Fomos tão Felizes (1984), Murilo Sales
http://www.youtube.com/watch?v=IPAAa8uMrps


10. Jango (1984), Silvio Tendler
https://www.youtube.com/watch?v=1O4SZQZ-ikk


11. Que Bom Te Ver Viva (1989,), Lucia Murat
http://www.youtube.com/watch?v=RSYUXUSALKU


12. Kuarup (1989), Ruy Guerra
https://www.youtube.com/watch?v=ByISRJPjo18


13. Corpo em Delito (1990), Nuno César Abreu
https://www.youtube.com/watch?v=XD7JpE3J078


14. ABC da greve (1990), Leon Hirszman
http://www.youtube.com/watch?v=lcQcBY_qvFQ&feature=youtu.be


15. Lamarca (1994), Sérgio Resende
https://www.youtube.com/watch?v=Wy1g8kRMD5Q


16. O Que É Isso, Companheiro? (1997), Bruno Barreto
https://www.youtube.com/watch?v=9_ODe6ar7ag


17. Ação Entre Amigos (1998), Beto Brant http://filmesonlinetocadoscinefilosvideos.blogspot.com.br/2013/06/acao-entre-amigos-1998-direcao-beto.html


18. Dois Córregos (1998), Carlos Reichenbach
https://www.youtube.com/watch?v=Nwd1XHnG2eY


19. Barra 68 Sem Perder a Ternura (2001), Vladimir Carvalho.
https://www.youtube.com/results?search_query=barra+68&sm=3


20. Cabra cega (2004), Toni Ventura
https://www.youtube.com/watch?v=Kjq5wz8k2C8


21. Araguaya :a Conspiração do Silêncio (2004) Ronaldo Duque
https://www.youtube.com/watch?v=SKagL2WmH-0


22. Quase dois irmãos (2004) Lúcia Murat
http://www.filmesonlinegratis.net/assistir-quase-dois-irmaos-nacional-online.html


23. Memórias clandestinas (2004), Maria Thereza Azevedo
https://www.youtube.com/watch?v=j0wW2DCnN9o


24. Peões (2004), Eduardo Coutinho
https://www.youtube.com/watch?v=JEde0T13kF8


25.Memória política: Vera Silva Magalhães (2004), TV Câmara
http://www.youtube.com/watch?v=KswterhahX4&feature=youtu.be


26. Tempo de resistência (2005), André Ristun
https://www.youtube.com/watch?v=7o8z0L7t6pw


27. Vlado: 30 anos depois (2005), João Batista de Andrade
https://www.youtube.com/watch?v=pB8XCSwyOeU


28. O ano em que meus pais saíram de férias (2006), Cao Hamburguer
http://www.youtube.com/watch?v=fnrhYwuxaTs


29. Zuzu Angel (2006), Sérgio Resende
http://www.youtube.com/watch?v=duCoCVG2tt8


30. Hércules 56 (2006), Silvio Da-Rin
http://www.youtube.com/watch?v=xxPNQfNpkOo


31. Batismo de sangue (2007), Helvécio Ratton
https://www.youtube.com/watch?v=YPaycJ8ij3s


32. Brizola: Tempos de luta (2007), Tabajara Ruas
https://www.youtube.com/watch?v=NYoRqu20XW0


33. Memória Para Uso Diário (2007), Beth Formaggini
https://www.youtube.com/watch?v=Ys4781EYPBU


34. Caparaó (2007), Flavio Frederico
https://www.youtube.com/watch?v=qGlbHfG8aGA


35. Cidadão Boilesen (2009), Chaim Litewski
https://www.youtube.com/watch?v=yGxIA90xXeY


36. Em teu nome (2009), Paulo Nascimento (Trailer)
https://www.youtube.com/watch?v=qNG3vdSYhnU


37. Perdão, Mister Fiel (2009) Jorge Oliveira (Trailer)
https://www.youtube.com/watch?v=WVRwU7lL9zA


38. Diário de uma busca (2011), Flávia Castro (trailer)
https://www.youtube.com/watch?v=CoGhWTGS8CU


39. Uma longa viagem (2011), Lucia Murat (Trailer)
https://www.youtube.com/watch?v=FCKdZDIWzEk


40. Dossiê Jango (2012), Paulo Henrique Fontenelle
https://www.youtube.com/watch?v=K6a6fjZKjkw#t=15


41. Marighella (2012), de Isa Grinspum Ferraz
http://www.youtube.com/watch?v=7Mw386dVhcY]


42. O dia que durou 21 anos (2012), Camilo Tavares
http://www.youtube.com/watch?v=vmBcNWVf1VU


43. Memórias do Chumbo - O Futebol nos Tempos do Condor: BRASIL (2012).Lúcio de Castro/ESPN
http://www.youtube.com/watch?v=cViE1fZ3tzA


44. Memórias do Chumbo - Argentina (2012). Lúcio de Castro/ESPN
http://www.youtube.com/watch?v=cCb_UjiskbA


45. Memórias do Chumbo - Uruguai (2012), Lúcio de Castro/ESPN
https://www.youtube.com/watch?v=PBB6YQEbSwg


46. Memórias do Chumbo - Chile (2012), Lúcio de Castro/ESPN
https://www.youtube.com/watch?v=jsoL-tQQuX4


47. Cara ou coroa (2012), Ugo Giorgetti
https://www.youtube.com/watch?v=44MNkZbOd7w


48. Repare bem (2012), Maria de Medeiros (Trailer)
https://www.youtube.com/watch?v=-NOXy98mGTI


49. A memória que me contam (2012), de Lúcia Murat
http://migre.me/hwmYm


50. Em busca de Iara (2013), Carlos Frederico ((Trailer -Nos cinemas desde 27 de março)
https://www.youtube.com/watch?v=6mAJEQST8ZU

Filmes e documentários sobre a ditadura

Pra frente Brasil: http://www.youtube.com/watch?v=gm_8Fc9B6V0

Jango: https://www.youtube.com/watch?v=1O4SZQZ-ikk

Utopia e Barbárie: http://www.youtube.com/watch?v=4QoTj0AFgeM
Documentário; Direção: Silvio Tendler, 2009 Brasil; Idioma do Áudio: Português, Inglês, Espanhol, Francês, Italiano.
"Utopia e Barbárie" é um road movie histórico que percorreu ao todo 15 países: França, Itália, Espanha, Canadá, EUA, Cuba, Vietnã, Israel, Palestina, Argentina, Chile, México, Uruguai, Venezuela e Brasil. Em cada um desses lugares, Tendler documentou os protagonistas e testemunhas da história do século XX. Nas telas, o documentário transita por alguns dos episódios mais polêmicos da história mundial recente, como as bombas de Hiroshima e Nagasaki, o Holocausto, a Revolução de Outubro, o ano de 1968 no mundo (Brasil, França, Chile, Argentina, Uruguai, dentre outros), a Operação Condor, a queda do Muro de Berlim e a explosão do liberalismo mais canibal que a História já conheceu.
Elenco; Entrevistas com Amos Gitai, Augusto Boal, Carlos Chagas, Denys Arcand, Dilma Roussef, Eduardo Galeano, Faride Zeran, Fernando Solanas, Ferreira Gullar, Francesco Rosi, General Giao, Gillo Pontecorvo, Jocob Gorender, Leandro Konder, Marlene França, Nahum Shaban, Vu Khoan, Zé Celso dentre outras pessoas.


Três irmãos de sangue: http://www.youtube.com/watch?v=MtDlevnOgh0
 
Betinho (Hebert de Souza), através de campanhas sociais de alcance nacional; Henfil (Henrique Filho), através de seu humor instigante; Chico Mário, através da beleza de sua música. Hemofílicos, tiveram que aprender desde cedo a superar suas limitações.O que não os impediu de seguir lutando a favor da vida e da liberdade. Três irmãos de Sangue conta a história de três irmãos, três brasileiros, que fizeram da solidariedade sua grande arma na luta pela vida e que participaram dos principais acontecimentos que mobilizaram o povo brasileiro na segunda metade do século XX.


Ditadura - Tempo de Resistência: http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=wklUNh5uitI

15 Filhos de Guerrilheiros Brasileiros falam de suas vidas em meio à Ditadura: http://youtu.be/Y2RTk-4NK10

Contos da Resistência: http://youtu.be/eCq0qXSD034

Cidadão Boilesen - Um dos Empresários que Financiou a Tortura no Brasil: http://youtu.be/NBuIXQUgPpg

Memórias do Chumbo - O Futebol nos Tempos da Ditadura: http://youtu.be/y5Nn3HRWmKo

Dom Paulo Evaristo Arns: Coragem e Fé: http://youtu.be/2kxasML2nVg

Cidadão Wright: uma História de Luta, perseguição e morte na Ditadura Militar: http://youtu.be/8uEfbCv8BTw

Operação Condor - TV Brasil: http://youtu.be/XZ11FsyzAS0

A Grande Partida - Anos de Chumbo: http://youtu.be/0vTLJRkdFIc

A Imprensa Paulista na Ditadura (1964-1985): http://youtu.be/SwZ8GGmPfZw

Contos da Resistência - Estudantes e Igreja: http://youtu.be/z390rPTirOM

Depoimentos sobre a Ditadura Militar Brasileira - 1971: http://youtu.be/nBUTvK0jWfM

Operação Condor - Documentário Completo: http://youtu.be/TNTc708xdPA

Hércules 56 - Documentário Completo: http://youtu.be        /ZbHFF_rL3Q4

Memória Política - Vera Sílvia Magalhães: http://youtu.be/KswterhahX4

Tortura até Quando?: http://youtu.be/ujoqZosCqYY

Muito Além do Cidadão Kane - A Verdadeira História da Rede Globo: http://youtu.be/5i3VIf7ydnc

ABC da Greve - 1979: http://youtu.be/lcQcBY_qvFQ

Dom Helder - O Santo Rebelde

Documentário sobre Dom Hélder Câmara, arcebispo emérito de Olinda e Recife, morto em 1999. O filme enfoca desde sua participação como figura central da ala progressista da Igreja Católica, na década de 1950, criando a Conferência Nacional de Bispos do Brasil (CNBB) e o Conselho Episcopal Latino-Americano (Celam), até suas ações durante a ditadura militar. Convento do Carmo, São Paulo, São Paulo. 28 de dezembro-2012. 

Vídeos:

Dom Hélder - Pastor da Liberdade

Produzido pelos jornalistas Marcos Cirano, César Almeida e Ciro Rocha, o vídeo Dom Helder Pastor da Liberdade narra o que foi a vida de Dom Helder Câmara, então arcebispo de Olinda e Recife, durante o conturbado período da ditadura militar instalada no Brasil a partir de 1964.

Vídeo:

Dom Hélder - Pastor da Liberdade

Parte 1:  http://www.youtube.com/watch?v=rQB5SIgaAk0

Parte 2:  http://www.youtube.com/watch?v=u1vaLmpeYq

Batismo de Sangue

Batismo de Sangue é um filme brasileiro, realizado em 2006 e lançado em 2007, dirigido pelo cineasta Helvécio Ratton.

O filme é baseado no livro homônimo de Frei Betto que foi lançado originalmente em 1983, e foi vencedor do Prêmio Jabuti.

O filme conta a história dos frades dominicanos, que movidos por ideais cristãos, se envolvem na luta clandestina contra a ditadura militar, no final dos anos 60. São presos e torturados. Um deles, Frei Tito, é mandado para o exílio na França, onde, atormentado pelas imagens de seus carrascos, comete suicídio.

Trailer: http://www.youtube.com/watch?v=uhBemy_vXCk

Filme completo: https://www.youtube.com/watch?v=YPaycJ8ij3s

O DIA QUE DUROU 21 ANOS

"DOCUMENTÁRIOS E SÉRIES DE TV - Desde 2004 a Pequi Filmes viabiliza a captação de recursos para filmes documentários e séries de TV, através da Lei Rouanet (MinC), da Lei do Audiovisual ANCINE, Proac SP e Lei Mendonça. Todos os filmes produzidos foram exibidos em canais de TVs e em Festivais Internacionais de cinema como a Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, o Festival É Tudo Verdade, o Festival Internacional do Rio de Janeiro e em diversas mostras e festivais no exterior."

DOCUMENTÁRIO LONGA METRAGEM: “O DIA QUE DUROU 21 ANOS” (77 min)
Produção: Pequi Filmes (2012)
Exibição Nacional: Circuito comercial de salas de cinema (2013)
Teve estreia nacional nos cinemas dia 29 de março de 2013.

Sinopse: Em ritmo de espionagem, o filme revela como o governo dos EUA patrocinou e apoiou golpe militar no Brasil em 1964, derrubando o presidente eleito João Goulart. O filme traz documentos Top Secret recentemente liberados e áudios originais da Casa Branca, Departamento de Estado e da CIA, que revela como embaixador dos EUA Lincoln Gordon planejou o golpe militar com o aval dos presidentes John F. Kennedy e Lyndon Johnson.

Trailer: https://www.youtube.com/watch?v=CfJAnKUD3K0

Filme completo: https://www.youtube.com/watch?v=Nh6LE_kviXs

Fonte: http://www.pequifilmes.com/documentarios-o-dia-que-durou-21-anos.php


OLGA

Olga é um filme brasileiro realizado em 2004 pelo diretor Jayme Monjardim, inspirado na biografia escrita por Fernando Morais sobre a alemã, judia e comunista Olga Benário.

Trailer:
http://www.youtube.com/watch?v=OseApZU_TX4

Filme completo:
https://www.youtube.com/watch?v=eDAv_Kn5pKg   

11/04/2014

sábado e domingo :: segunda etapa ::

Curso da Escola de Formação
Fé, Política e Trabalho 2014. ano11
Unisinos + Diocese de Caxias do Sul + Cáritas Caxias


2 etapa > 12 e 13 de abril

Visão histórica dos projetos de nação brasileira a partir de 1930
.
> Profa. Dra. Eloísa Capovilla da Luz Ramos - Unisinos



Dicas importantes:
Traz
er copo ou garrafa para água (em razão do cuidado com o ambiente, não há copos descartáveis disponíveis).
Para quem precisar ou quiser dormir no Centro de Pastoral, favor
trazer roupa de cama (lençol e fronha) e toalhas; além de materiais de higiene e uso pessoal. Há possibilidade, mas é opcional.

Local:    

Centro Diocesano de Formação Pastoral - B. Colina Sorriso – Caxias do Sul (Rua Emílio Ataliba Finger, 685 - B.Colina Sorriso - Caxias do Sul - RS - 54.3211.5032)

Horário:

Das 8h30 de sábado às 14h de domingo 

Investimento:
R$ 100 por etapa, partilhados entre:
- participante: R$ 30
- sua comunidade ou entidade: R$ 30

  (inscrição individual: R$ 60)

- Diocese de Caxias (Campanha de Evangelização e Cáritas): R$ 40
O valor é cobrado, independente da presença
(mesmo que faltar em alguma etapa haverá cobrança) É fornecido recibo a cada etapa, após o pagamento.
O valor inclui hospedagem, refeições e materiais.

Trazer roupa de cama (lençol e fronha) e toalhas, se quiser/precisar dormir no local.


Hospedagem
(opcional):
Centro Diocesano de Formação Pastoral

Carga horária:
170 horas-aula (17 por etapa, incluindo preparação prévia e leituras complementares)

Certificação*:
Unisinos – Instituto Humanitas - www.ihu.unisinos.br
(*) mediante freqüência mínima de 75%



Escola de Formação Fé, Política e Trabalho
fepoliticaetrabalho@gmail.com
www.fepoliticaetrabalho.blogspot.com
Facebook: Escola Fé, Política e Trabalho
Twitter: @fepoliticaetrab