25/03/2015

‘Misa Criolla’ na Unisinos

'Misa Criolla' na Unisinos

EM MARÇO 24, 2015

Composta e gravada pela primeira vez em 1964, a Misa Criolla, de Ariel Ramirez e Félix Luna (Argentina 1964) será tema da audição comentada ministrada pelo músico Demétrio de Freitas Xavier, da rádio FM Cultura. A atividade, que faz parte da programação de Ética, Mística, Transcendência, será realizada nesta quinta-feira, 26-03-2015, na Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros, às 17h30min.

A 'Misa Criolla' é uma obra folclórico-religiosa para solistas, coro e orquestra. Os textos litúrgicos foram traduzidos e adaptados por dois sacerdotes, Antonio Osvaldo Catena e Alejandro Gabriel Segade Mayol e Jesus.

A obra é dedicada a duas irmãs alemãs, Elisabeth e Regina Brückner, que traziam comida às escondidas para os prisioneiros de um campo de concentração durante Segunda Guerra Mundial.

A primeira inspiração de Ariel Ramírez é dos anos 1950, quando ele ainda era um músico desconhecido e vivia em um convento em Würzburg,na Alemanha.

Lá, ele entrou em contato com as irmãs Elizabeth e Regina Brückner, ambas religiosas, que lhe contaram que uma bela casa na frente do convento tinha sido um campo de concentração nazista, onde, todas as noites, desafiando a morte, elas levavam comida para os prisioneirosfamintos.

No dia 12 de dezembro de 2014, festa de Nossa Senhora de Guadalupe, Padroeira da América Latina, por iniciativa do Papa Francisco, a missa foi oficiada, pela primeira vez, na Basílica de São Pedro, em Roma.

Confira

 

O papa Francisco também celebrou uma missa solene na Basílica de São Pedro, no dia 12 de dezembro de 2014, onde músicos argentinos interpretaram a Misa Criolla, composta por Ariel Ramírez, há 51 anos, com interpretação de Facundo Ramírez, filho do autor, e da cantora Patrícia Sosa, junto com um coro romano.

"Quando escutei pela primeira vez a Misa Criolla eu era estudante, acho que de Teologia, não recordo bem. E gostei muito. Gostei muito do "Cordeiro de Deus", que é de uma beleza impressionante. O que não esqueço nunca é que a escutei cantada por Mercedes Sosa", disse o Francisco.

 

 

Sobre o palestrante:

Demétrio de Freitas Xavier é músico porto-alegrense, especializado na música crioula do Uruguai e daArgentina. Atuando no Rio Grande do Sul e nos dois países platinos, enfatiza sua pesquisa na obra do argentino Atahualpa Yupanqui, tendo traduzido e gravado, em versão bilíngue, seu poema maior, O Pajador Perseguido. Vencedor da última Califórnia da Canção Nativa, com uma poesia musicada por Marco Aurélio VasconcellosA Sanga do Pedro Lira.

Formado em Ciências Sociais pela UFRGS, conduz na FM Cultura de Porto Alegre o programa Cantos do Sul da Terra, dedicado à música e à literatura do sul do continente e indicado em 2012 para o Prêmio Press.

Por Fernanda Forner

http://www.unisinos.br/blogs/ihu/religioes/religiosidade-e-folclore-misa-criolla-e-tema-de-audicao-comentada/?utm_source=rss&utm_medium=rss&utm_campaign=religiosidade-e-folclore-misa-criolla-e-tema-de-audicao-comentada


Nenhum comentário:

Postar um comentário