01/04/2016

convite para encontro

Uma Igreja em saída de onde para onde?

O mês de abril é o mês tão esperado pelas comunidades de todo Estado Gaúcho. O 14º encontro estadual das comunidades - CEBs está chegando, batendo a porta para seu auge. É a cidade de Farroupilha que vai ser a Igreja da Acolhida e gestora de um projeto novo com estruturas novas. "Vinho Novo em Barris Novos". Qual será o "Vinho Novo"? Qual será a estrutura nova para as comunidades?Tudo isso vamos refletir e celebrar nos dias 21 a 24 de abril de 2016, no Parque da Fenaquiwi.

Muito já se tem falado sobre a nova Comunidade que queremos. Uma certeza nós temos, esse modelo de comunidade fechada em si mesmo não é a comunidade da Nova Aliança proposta por Jesus de Nazaré. No Impulso do Papa Francisco, queremos uma Igreja em "saída". "Saída" de onde para onde? Eu me atrevo a dar algumas pistas:
- Saída de uma Igreja-fortaleza que protegia os fiéis contra as liberdades modernas para uma Igreja-hospital de campanha que atende a toda pessoa que a procura, pouco importa seu estado moral ou ideológico.
- Saída de uma Igreja-instituição, centrada em si mesma para uma Igreja-movimento, aberta ao diálogo, com outras Igrejas, religiões e ideologias.
- Saída de uma Igreja-hierarquia para uma Igreja-povo de Deus, fazendo de todos/as irmãos e irmãs: uma imensa comunidade fraterna.
- Saída de uma Igreja-autoridade eclesiástica, distanciada ou até de costas aos fiéis, para uma Igreja-pastoral que anda no meio do povo, com cheiro de ovelha e misericordiosa.
- Saída de uma Igreja-Lei, cheia de normas rígidas, para uma comunidade servidora da caridade. 
- Saída de uma Igreja-de poder sagrado, da pompa, dos palácios pontifícios de nobreza renascentista para uma Igreja-pobre e para os pobres, despojada de símbolos de honra, e porta-voz profética contra o sistema de acumulação de dinheiro, o ídolo que produz sofrimento e miséria e mata as pessoas.
- Saída de uma Igreja-da ordem e do rigorismo para uma Igreja-da revolução da ternura, da misericórdia e do cuidado.
- Saída de uma Igreja-de devotos, de programas televisivos, com padres artistas do mercado religioso, para uma Igreja-missionária e discípula, compromissada com a justiça social e com a libertação dos oprimidos.
- Saída de uma Igreja-sem o mundo que permitiu surgir um mundo sem Igreja para uma Igreja-mundo, sensível ao problema da ecologia e do futuro da Casa Comum, a mãe Terra.

Igreja-em-saída devolveu alegria e esperança aos cristãos e reconquistou o sentimento de ser um lar espiritual. Fortalecida pela simplicidade, despojamento e acolhida no amor e na ternura. Como foi Jesus em Nazaré.

Assim, aproveitamos para convidar os/as ex-participantes da Escola Fé e Politica e Trabalho, para participar conosco no 14º encontro estadual das comunidades, refletindo juntos/as sobre um projeto novo com estruturas novas!

Para participar é necessário preencher a ficha de inscrição anexa até dia 31/03/2016 (inscrições limitadas), pagar o valor de apenas R$20, e participar, refletir e celebrar juntos/as nos dias 21 a 24 de abril de 2016, no Parque da Fenaquiwi, em Farroupilha.

Pe. Adilson Zilio
p/ Ampliada de CEBs

Nenhum comentário:

Postar um comentário