13/07/2016

DA FARSA E COMÉDIA À TRAGÉDIA!

"DA FARSA E COMÉDIA À TRAGÉDIA!
Não dá para entender (e suportar!) a comédia mostrada no Senado, sustentada pela grande mídia. É mais que farsa: É uma agressão à consciência das pessoas. Difícil escapar de crime. Querem transformar uma clara injustiça num fato consumado. Inventar um crime e legitimá-lo sem pudor. Repito parte do que Juremir Machado postou a 30 de junho. Ele chama a essa trama de "golpe como simulacro  de legalidade", a construção de uma narrativa. E vai mostrando as incoerências, a partir dos fatos e do que se diz: 
- Que a cassação é pelo "conjunto da obra" e não pelas pedaladas (Osmar Terra).
- Ou, como disse Rose de Freitas (PMDB), líder do governo, da Comissão do Orçamento, que "não teve esse negócio de pedaladas", mas sim um "governo paralisado". Mas como? Se foram eles mesmos que o paralisaram? 
- E o Ministro Barroso, do STF, diz que ao regrar o rito, legitimou "um pouco" o impeachment. Mas ao julgar a regra, legitimou o resultado?
- O veterano jornalista Elio Gaspari é claro: há golpe, no sentido de armação, manipulação, jogo.
O ministro do Tribunal de Contas, Augusto Nardes (citado ele mesmo na Operação Zelotes), que relatou as contas rejeitadas por causa das pedaladas, vem agora dizer que elas não são o mais importante, mas sim os decretos de suplementação de créditos. Mas o Congresso validou esses decretos no final de 2015!
E tem mais: a comissão de perícia do Senado – que Anastasia, o relator do impeachment queria evitar(!) - foi clara: nos documentos não há indício de responsabilidade de Dilma nas pedaladas, não há indícios de que agiu. Então dizem "que ela se omitiu". Dizer que se omitiu é o último recurso da falta de provas. E "má gestão", "conjunto da obra", não são elementos do processo. Nem a "corrupção", pois disso ela não é acusada! Aliás, seria o cúmulo: um governo citado, acusado ou investigado por corrupção, a começar pelo presidente, cassar Dilma por corrupção!
Volto ao início: não consigo entender! Como isso fica assim? Gostaria de gritar aos senadores o que Suplicy disse à sua ex-mulher: "Marta, você sabe que é golpe. Então diga o que sabe". 
Mas o que me dói mesmo é o seguinte: Se isso é uma farsa para uns poucos, é tragédia para uma multidão de pobres, desempregados, doentes, homens, mulheres e crianças que vivem nas periferias, índios, Sem Teto, Sem Terra...
Quando vejo isso, não consigo deixar de pensar em algo que Alguém disse há muito tempo – e já peço desculpas se ofendo alguém. É algo mais ou menos assim: Todos os pecados serão perdoados, menos o pecado contra o Espírito Santo, pois é o pecado contra a Luz, a evidência... Mentes e corações empedernidos!"

Pedrinho Guareschi​

Nenhum comentário:

Postar um comentário