11/12/2016

Descalço Sobre a Terra Vermelha

Descalço Sobre a Terra Vermelha

Descalço sobre a terra vermelha - A vida do bispo Casaldáliga
Francesc Escribano
Carlos Moura (trad.)
Este livro é resultado de um esforço coletivo, alcançado graças à figura exponencial de Pedro Casaldáliga. Para esta edição, contribuíram o autor do livro, os editores catalães, o professor Jorge Llagostera.
Sinopse:
Dom Casaldáliga sempre defendeu o direito à terra e à vida dos indígenas e dos pobres do Brasil. Sua entrega e sua radicalidade, incomum na Igreja, fizeram dele um símbolo real e uma referência. Isso explica por que esse idoso frágil e venerável ainda é considerado um perigo, e por que ainda existem pessoas que querem matá-lo. É o preço que se paga por ter feito da coerência extrema um sistema de vida. Porque, como ele mesmo disse uma vez, “não é suficiente ser um crente, você também tem que ser crível”.
Do Epílogo
Descalço Sobre a Terra Vermelha 
Trailer:
https://www.youtube.com/watch?v=itxa6E_jJxo
...
Descalço sobre a Terra Vermelha
Adital
O filme narra a vida do bispo emérito Pedro Casaldáliga, figura emblemática da tradição cristã libertadora da América Latina. O fio condutor da projeção é a frase dita pelo próprio: "Mis causas valen más que mi vida”, que na produção cinematográfica são retratadas com mais força pelas lutas em prol da terra, da causa dos pobres e da causa dos mártires.
A causa da terra remonta à ditadura dos anos 1970 no Brasil, quando houve um processo de intensificação do desenvolvimento industrial e parte da população foi distribuída em áreas ainda remotas do país. Diante disso, Casaldáliga se esforçou para diminuir as dificuldades e sofrimentos do povo, como a politicagem de autoridades, desatenção à saúde, trabalho escravo, dentre outros. Já a causa dos pobres procura mostrar o processo de enfrentar os desafios dos mais necessitados do mundo inteiro, deixando-se comover e encher-se de compaixão diante do sofrimento humano para, em seguida, agir com compromisso frente à realidade coletiva da miséria.
Por último, a causa dos mártires latino-americanos é mostrada por meio da defesa do bispo, poeta e profeta Dom Pedro Casaldáliga aos que morriam pela morte lenta da opressão e pela morte violenta da repressão. Dessa forma, a terra, os pobres e os mártires são parte essencial da vida de Dom Pedro Casaldáliga, registradas no filme "Descalzo sobre la Tierra Roja”.
Título: Descalzo sobre la Tierra Roja
Direção: Oriol Ferrer
Duração: 170 minutos
Ano: 2013
País: Brasil/Espanha

Nenhum comentário:

Postar um comentário