20/03/2011

A construção da pessoa humana

Professor Laurício Neumann[1]

Somando os conhecimentos, resultados de estudos e pesquisas de diversas áreas de conhecimento, como Biologia, Medicina, Enfermagem, Psicologia, Anatomia, Fisioterapia, Antropologia, Sociologia, Filosofia, Teologia etc., existem hoje quatro teses ou teorias sobre “Quando começa a vida?”

1ª tese: A partir da fusão do espermatozóide com o óvulo.
Segundo uma corrente de pesquisadores, a partir do exato momento da fusão do espermatozóide com o óvulo, isto é, da fecundação, já existe o ser vivo completo, isto é, com toda carga genética definida, tanto por parte do pai quanto da mãe.

2ª tese: A partir da 1ª semana de gestação.
Segundo esta corrente de cientistas, o óvulo fecundado leva uma semana até alojar-se no útero, ambiente natural para desenvolver-se. Para estes pesquisadores, o 7º dia (primeira semana) em diante, seria a contagem para a gestação do feto considerado como ser vivo. Se o 7º dia de gestação for tomado como parâmetro científico para o feto ser considerado um ser vivo, o que ele seria antes desse período e o que é permitido fazer com ele antes desse período, já que não é considerado ser vivo?

3ª tese: A partir do 1º mês de gestação.
Conforme a posição de um terceiro grupo de pesquisadores, o feto seria considerado um ser vivo, somente a partir do 1º mês de gestação, quando se forma o sistema nervoso cerebral. Para este grupo, a formação do cérebro é o fundamento científico mais importante para identificar o feto como ser vivo. Vale perguntar mais uma vez, se o 1º mês de gestão for tomado como parâmetro científico para o feto ser considerado como um ser vivo, o que ele seria antes desse período e o que é permitido fazer com ele antes desse período, já que não é considerado ser vivo?

4ª tese: A partir do nascimento.
Esta tese é reforçada por um grupo cada vez maior de estudiosos e pesquisadores de diferentes áreas. Estes estudiosos, entre eles o pesquisador americano de células- tronco George Daley, entendem que a pergunta que precisa ser feita não é “Quando começa a vida?”, ou “Quando o feto é considerado um ser vivo?”, mas “Quando começa o ser humano?” Este grupo de especialistas não tem dúvidas que o feto é considerado um ser vivo, em qualquer estágio ou memento da gestação. Porém, defendem que este ser vivo em gestação somente se torna humano, a partir do nascimento. Isso quer dizer, que o humano não nasce, mas se constrói, se educa, se forma etc., ao longo de toda a existência. Esse grupo defende ainda, que o feto é considerado biologicamente um ser vivo humano, porque pertence a uma espécie de seres com as características da espécie humana. Porém, este ser vivo da espécie humana é considerado moralmente humano, somente a partir das decisões e escolhas éticas que fizer, por tanto, a partir do seu comportamento moral.

Pergunta-se: Como se constrói (educa) este humano e o que fazer com aquele que  não é humano ou não aceita ser humano?


[1] Laurício Neumann é mestre e doutor em Educação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário