Com 117 inscritos de várias cidades da diocese além da presença de pessoas de São Paulo das Missões, Vacaria, Bagé, Alegrete, Gravataí, Ipê, Bom Retiro do Sul e Porto Alegre aconteceu nos dias 19 e 20 de Março a 1ª etapa da Escola de Fé, Política e Trabalho da Diocese de Caxias do Sul na sua oitava edição.
Esta escola é de iniciativa da Cáritas de Caxias do Sul com apoio do Instituto Humanitas Unisinos – IHU e da Diocese de Caxias do Sul.
A escola tem como objetivo contribuir para a formação e articulação de lideranças nos vários âmbitos de atuação da realidade, gestando a criação de uma mentalidade nova, mais de acordo com o Ensino Social da Igreja, que permita um sentir e agir cristão comprometido e responsável pela construção de uma sociedade solidária.
Nesta 1ª etapa contamos com a assessoria do professor Dr. Laurício Neumann que através do tema: ‘As grandes transformações socioeconômicas e ético-culturais’ procurou fazer uma análise de conjuntura e de estrutura utilizando-se de pensadores como Habermas, Touraine, Lipovetsky, Leonardo Boff, Paulo Freire e outros.
Diante desta sociedade os valores éticos devem nos orientar de forma a garantir a pluralidade de opiniões e manter a dignidade da pessoa humana onde todos possam ter direito a saúde, alimentação, educação construindo relações de gratuidade sem a busca de vantagens e algo mais em troca.
Para ler os textos Sociedade de sujeitos ou de indivíduos? Reflexão sobre racionalidade, racionalidade instrumental e racionalidade comunicativaem Jürgen Habermas e Para entender a crise mundial do capitalismo, do professor Dr. Laurício Neumann, clica aqui.
Para ler os textos Sociedade de sujeitos ou de indivíduos? Reflexão sobre racionalidade, racionalidade instrumental e racionalidade comunicativa
A próxima etapa da escola acontece nos dias 16 e 17 de abril com os temas: 'Visão histórica dos projetos de nação do Brasil a partir de 1930’ com a professora Dra. Eloísa Capovilla da Luz Ramos – Unisinos e ‘A evolução do pensamento econômico e sua influência na globalização atual’ com o professor Ms Gilberto Antônio Faggion – Unisinos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário