12/04/2011

Segunda etapa da Escola de Formação Fé, Política e Trabalho 2011

Acontece nos dias 16 e 17 de abril de 2011, a 2ª etapa da Escola de Formação Fé, Política e Trabalho.

Esta escola coordenada pela Cáritas da Diocese de Caxias do Sul acontece em parceria com o Instituto Humanitas – Unisinos e é destinada à lideranças comunitárias, sociais, políticas e sindicais; agentes de pastoral, professores, funcionários públicos, vereadores, estudantes, lideranças de organizações populares...

Os temas a serem abordados, nesta etapa, serão: Visão histórica dos projetos de nação do Brasil, a partir 1930, com a assessoria da Profa. Dra. Eloísa Capovilla da Luz Ramos, da Unisinos e um segundo tema: A evolução do pensamento econômico e sua influência na globalização atual, com a assessoria do Prof. Ms. Gilberto Antônio Faggion, da Unisinos.

A escola tem como objetivo “Contribuir para a formação e articulação de lideranças nos vários âmbitos de atuação da realidade, gestando a criação de uma mentalidade nova, mais de acordo com o Ensino Social da Igreja, que permita um sentir e agir cristão comprometido e responsável pela construção de uma sociedade solidária”.

Objetivos específicos desta etapa
a. Estudar a história da formação econômica, política e social da sociedade brasileira a partir de 1930; a Era Vargas, JK, Ditadura/Golpe militar e Nova República;
b. Analisar a estrutura e o modelo da sociedade atual situando-se no tempo, espaço e nas grandes questões que movimentam a nossa história globalmente e localmente.
c. Destacar a relação da igreja com este projetos (no momento da mística).
d. Analisar o pensamento econômico vigente, principais características das mudanças; a crise financeira desencadeada a partir de setembro de 2008 e a evolução do pensamento econômico e sua influência na globalização atual.
Nestes oito anos de caminhada desta escola, tivemos o desafio de que para construir uma sociedade solidária exige repensar mais radicalmente a “doutrina social” e desenvolver a reflexão ética acerca das novas questões políticas e sociais, muito diferentes da “questão operária” no final do século do século XIX e bem mais complexas que ela. A própria condição da sociedade e da cultura atuais nos impõe contínua atualização da nossa reflexão e permanente busca de respostas adequadas aos novos desafios.
São 10 etapas durante os meses de março a dezembro, sempre no terceiro final de cada mês, totalizando 170 horas/aulas, com certificado da UNISINOS para quem atinge 75% de freqüência.

HORÁRIO: A Escola inicia as atividades de cada etapa às 8h30min do primeiro dia, sábado, e finaliza às 14 horas do último dia, domingo.

LOCAL:
Centro Diocesano de Formação Pastoral
Rua Emílio Ataliba Finger, 685, bairro Colina Sorriso
95032-470 - CAXIAS DO SUL – RS
Telefone: (54) 3211-5032 – E-mail: caritascaxias@yahoo.com.br

Um comentário:

  1. A etapa foi simplesmente maravilhosa. Podemos a cada dia comemorar pelos assessores interessantíssimos que a Escola nos proporciona. Parabéns a toda a coordenação.
    Abraços
    Cacau

    ResponderExcluir