11/12/2011

Escola de Fé, Política e Trabalho 2011 – 10º etapa

Texto: José Antônio Somensi

 Nos dias 10 e 11 de dezembro no Centro Diocesano de Pastoral aconteceu a 10º (última) etapa da Escola de Formação Fé, Política e Trabalho de 2011 – oitava edição. A Escola tem como coordenação a Cáritas Caxias, com o apoio da Diocese de Caxias do Sul e parceria do Instituto Humanitas Unisinos – IHU.

 













Foto: Mário André Coelho


O tema que encerrou esta edição da Escola foi o ‘Ensino Social da Igreja e os desafios do desenvolvimento humano, econômico, técnico. Como a fé inspira a militância na prática da justiça social, da ética, da política’ e contou com a assessoria do professor Ms Flávio Guerra do ESTEF – Escola Superior de Teologia e Espiritualidade Franciscana.

 




Fotos: Mário André Coelho


O frei Flávio iniciou sua participação lembrando que não mais a visão cômoda e simplista de que a Igreja deveria cuidar apenas da alma, mas sim do ser humano na sua integralidade – corpo, mente e espírito – que fez com que a Igreja  elaborasse e solicitasse aos seus membros que seguissem o seu Ensino Social que tem a missão de anunciar e atualizar o Evangelho através de um desenvolvimento capaz de proporcionar aos seres humanos que vivem em ‘condições menos humanas’ (alimentação, saúde, educação,  opressão, exploração, individualismo) possam ter ‘condições mais humanas’ (vida digna, com o necessário para viver, na paz, no bem comum, com fé em Deus).


Fotos (esq e centro): Mário André Coelho
Foto (dir): João Dorlan da Silva

Vivemos numa sociedade marcada pela exclusão social de muitos pobres, enfermos, mulheres que vivem hoje como supérfluos e descartáveis a mercê do desemprego, da violência, do desamparo; de pessoas que por força de uma sociedade consumista, individualista, manipulada pelos meios de comunicação, governos  dependentes de um sistema financeiro dominado pela lógica do mercado e por uma política de interesses de grandes grupos sentem-se impotentes, incapazes de mudar esta situação.


Fotos: Mário André Coelho

Diante disso o Ensino Social nos convida a olhar para a prática de Jesus que traz a “vida em abundância para todos” e construirmos uma sociedade onde a justiça é fruto do amor onde o poder é serviço através da gratuidade, da ausência de ambição e do empenho generoso em favor do outro. Para isso é preciso envolvimento, compromisso, ética, prioridade aos pobres, participação através do exercício pleno da cidadania e de uma militância com fé, esperança e caridade.

 






Fotos: Mário André Coelho

Como símbolo de compromisso assumido a favor do Ensino Social da Igreja os alunos e as alunas confeccionaram uma pequena "bandeira" feita de retalhos onde sinalizam os valores que aprenderam ou reafirmaram e a missão de lutar ainda mais para obtenção de uma sociedade mais humana, justa, ecologicamente sustentável e sem exclusão.
Foto (esq): Carolina Grazziotin
Foto (dir): Denise Pessôa                                                                                                         
  "Essa bandeira foi uma construção coletiva, 
não está perfeita, porque não somos perfeitos... mas,
mostra que com a colaboração de todos/as é possível
construir uma sociedade de iguais, mesmo sendo tão diferentes!"
Carolina Grazziotin - participante da Escola 2011


Registramos no sábado à tarde a presença de nosso bispo emérito D. Paulo Moretto que sempre incentivou e apoiou a Escola de Fé, Política e Trabalho e fraternalmente nos disse que a presença dele naquele dia era para alegrar-se conosco e por nós.











Foto: Mário André Coelho

Chegamos ao fim de mais uma caminhada. Agora somos mais de meia dúzia de sonhadores, somos mais de 700 pessoas que beberam destas águas e que esperamos continuem sentindo a necessidade de construir um mundo melhor, um outro mundo possível.

Agradecemos aos nossos bispos – D. Paulo e D. Alessandro, padres, pastorais, movimentos, organizações, sindicatos, associações, cooperativas que colaboraram conosco enviando alunos/as. Agradecemos com muito carinho as pessoas que gratuitamente se dispuseram a organizar a Escola, os/as assessores/as, o IHU que acreditou e continua acreditando em nós.

Para 2012 temos o desafio da nona edição. Divulguem e inscrevam-se até dia 05 de março de 2012! Venham conosco neste desafio de desatar os nós desta sociedade.

Um comentário:

  1. Primeiramente gostaria de agradecer a toda a coordenação da Escola pelo carinho e atenção com a gente. Aos assessores que tão bem, expuseram assuntos nos fazendo ver muito além do nosso umbigo, e mesmo que já tinha um pouco de visão sobre os assuntos, acabou recebendo muita informação. Aos colegas dizer que essa partilha que fizemos deve ser novamente partilhada, pois só mudaremos algumas coisas quando mais e mais pessoas se engajarem nessas causas... Então bóra convidar o povo!!!
    E a Brenda e ao Pe. Gilnei que fizeram falta... e merecem todo o carinho.

    Beijos
    Cacau

    Ahhh... em 2012 ainda dá para refazer etapas perdidas :D

    ResponderExcluir