13/12/2011

A vida é mais do que aquilo que se vê*

 























Oito anos se passaram desde o momento que decidiram, em função da Romaria do Trabalhador e da Trabalhadora do Rio Grande do Sul (que aconteceria em 2005), criar uma Escola na Diocese de Caxias do Sul.

A Escola de Formação Fé, Política e Trabalho surgiu em 2004 com a preocupação de auxiliar as pessoas na discussão de uma Fé engajada na vida da comunidade, discutir a Política como meio de construir uma sociedade justa, avaliar a questão Trabalho e mudanças rapidamente assumidas pelas empresas como terceirização, achatamento salarial e outras.

Da sua gênese ao término desta edição (oitava) podemos contar com a presença importantíssima e fundamental de duas pessoas: Irmã Maria Brendali Costa e Padre Gilnei Antônio Fronza, para nós Brenda e Gilnei.

A metodologia, a prática no trato das questões pertinentes a Escola foram construídas a partir do perfil ético da Brenda e do Gilnei – para nós gigantes, abnegados e incansáveis na defesa desta Escola.

A Escola de Formação Fé, Política e Trabalho não pertencem a eles, e a Brenda e o Gilnei sempre fizeram questão de afirmar esta verdade, mas a respiração deles por ela nos contagiava e nos fazia caminhar.

Hoje, quando a Brenda e o Gilnei seguem novos caminhos e assumem novos desafios que não permitem mais que continuem conosco somos tomados de um vazio, não no sentido amargo, mas no sentido de fisicamente não vê-los sentados junto de nós, nos empurrando para o crescimento e crescendo juntos.

A Escola continua, muitos de nós continuaremos e novas pessoas chegaram, outras chegarão e todas repletas do desejo de sucesso para a Escola por muitos anos ainda, mas torna-se imprescindível para nós externar nossa imensa gratidão a Brenda e ao Gilnei.

Conhecendo-os, sabemos que não gostarão disso que estamos fazendo, porque sempre lembravam a gente para não haver personalismos na coordenação da Escola.

A Brenda e ao Gilnei nosso eterno obrigado pela iniciativa de criação e acompanhamento nestes oito anos da Escola de Formação Fé Política e Trabalho. E nosso compromisso de tentar seguir na construção de uma Escola de Formação Fé, Política e Trabalho, que esperamos dure muitos anos e que ela possa continuar ajudando na construção de uma comunidade e sociedade sem exclusão, justa, solidária, democrática, ecologicamente sustentável e humanista.

*De um tópico do livro ‘Jesus Aproximação Histórica’ de José Antonio Pagola

Equipe de Coordenação da Escola de Formação Fé, Política e Trabalho

Nenhum comentário:

Postar um comentário