18/03/2012

1ª etapa da Escola de Fé, Política e Trabalho 2012.Ano 9

Texto: José Antônio Somensi (Zeca)

Foto: Mário André Coelho

Com o objetivo de ‘contribuir para a formação e articulação de lideranças nos vários âmbitos de atuação da realidade, gestando a criação de uma mentalidade nova, mais de acordo com o Ensino Social da Igreja, que permita um sentir e agir cristão comprometido e responsável pela construção de uma sociedade solidária’ aconteceu nos dias 17 e 18 de Março de 2012 a 1ª etapa da Escola de Formação Fé, Política e Trabalho da Diocese de Caxias do Sul.

A Escola que este ano conta com 95 inscritos de várias cidades inclusive fora da área de abrangência de nossa Diocese é coordenada pela Cáritas da Diocese de Caxias do Sul e tem o apoio e parceria fundamental do Instituto Humanitas Unisinos – IHU.

O tema desta etapa foi: “As grandes transformações socioeconômicas e ético culturais” e ficou a cargo da assessoria do Professor Doutor em Educação Laurício Neumann que através de uma análise de estrutura e conjuntura abordando as grandes transformações (revoluções) ocorridas: Agrícola, Industrial, Informacional e Biogenética conclui-se que trouxeram grandes mudanças de forma positiva, mas que também resultam em uma sociedade de indivíduos individualistas, firmada numa ideologia consumista,  exploradora do ser humano, da natureza e relativista que perdeu a noção de uma sociedade fundamentada na ética. 

Laurício ressalta também que esta Escola é uma escola de fé, na política, no trabalho, de formação cristã e como tal seus participantes são convidados a participar de forma construtiva e efetiva (utópica?) na transformação desta sociedade individualista em sociedade plural respeitando as diversas opiniões construindo relações de gratuidade onde fazemos algo pelo outro sem esperar nada em troca, comprometidos “com os ideais de justiça social e de solidariedade” a partir do exemplo de Jesus Cristo.


Nesta primeira etapa, tivemos a visita
de nosso bispo D. Alessandro Ruffinoni, que parabenizou a todos/as pela escolha em participar da Escola, 
e nos encorajou para a perseverança
e que os conhecimentos trocados 
possam nos ajudar em nosso dia a dia. 

  Foto: Mário André Coelho

 

A próxima etapa da Escola de Formação Fé Política e Trabalho acontece nos dias 21 e 22 de Abril e terá como tema “Visão histórica dos projetos de nação brasileira a partir de 1930” e contará com a assessoria da professora Dra. Eloísa Capovilla da Luz Ramos da Unisinos.

Um comentário:

  1. Parabéns a todos os participantes. Participei da primeira edição e foi incrível, me fez perceber que eu podia contribuir muito mais com a sociedade. E certamente hoje a escola está muito mais atualizada e melhor. Sucesso a todos!

    ResponderExcluir