16/09/2012

Escola de Formação Fé, Política e Trabalho 2012 – 7ª etapa

Texto: José Antônio Somensi 
Fotos: Fernanda Seibel

Existe alternativa ao modelo econômico capitalista hegemônico hoje?
Pensando nisso é que a sétima etapa da Escola de Fé, Política e Trabalho em sua nona edição, que aconteceu nos dias 15 e 16 de setembro, cordenada pelas Cáritas de Caxias do Sul, com o apoio do Instituto Humanitas Unisinis – IHU- trouxe como um dos temas “A Economia Solidária como alternativa à globalização econômica” e contou com a assessoria da professora Dra. Vera Regina Schmitz, da Faccat –Faculdades Integradas de Taquara e assessora em Economia e Cooperativismo para várias Instituições.


Hoje o modelo capitalista governa em todos os espaços da Terra, modelo que sabemos ser excludente, individualista, competitivo e marcado pela propriedade privada, e a Economia Solidária contrasta com este modelo porque, como nos fala a professora Vera, propõe decisão coletiva-democrática, economia solidária com organização que privilegia o trabalho associativo, a cooperação e a autogestão e o respeito a natureza.


A professora Vera trouxe além dos conceitos citados acima da Economia Solidária, vários exemplos de cooperativas e associações que surgiram a partir de situações de vulnerabilidades, marginalização, desemprego surgidos pela visão apenas do capital.
Na visão do economista Paul Singer o ‘novo cooperativismo’ é a volta aos princípios onde se dá valor à democracia e a igualdade dentro de empreendimentos, a insistência na autogestão e o repúdio ao assalariamento. A Economia Solidária busca o equilíbrio entre o econômico e o social.

Para ilustrar estas iniciativas estiveram conosco relatando suas experiências: o Presidente da Cooperativa Vinícola Nova Aliança, Alceu Dalle Molle, afirmando que juridicamente houve uma incorporação de 5 vinícolas, mas politicamente houve uma união de cooperativas; a Presidente da Associação de Recicladores Interbairros, Eva Guedes da Silva e sua filha Jéssica, que cria alternativa de trabalho para pessoas de idade e sem alfabetização; e o Vice-presidente da Cooptel - Cooperativa Gaúcha de Hotéis e Turismo Ltda. (Antigo Alfredinho), João Andreis, que disse ser a 1ª cooperativa de hotel no Brasil; todos de Caxias do Sul.



Contamos também com o relato da Associação de Microcrédito Popular e Solidário - ACREDISOL / RS que surgiu de uma iniciativa de alunos desta escola em 2007, e foi fundada em 08/12/2007 por alunos e ex-alunos da Escola de Formação Fé, Política e Trabalho, inspirados na prática transformadora de Muhammad Yunnus (Prêmio Nobel da Paz 2006) na Índia.

Outro tema que esteve presente a esta etapa e que auxiliou na reflexão sobre o sistema econômico que vivemos foi: Bíblia: Projeto de uma sociedade cem empobrecidos e excluídos” e contou com a assessoria do professor Dr. Pedro KramerFapas – Faculdade Palotina de Santa Maria, que a partir da leitura do Livro de Deuteronômio buscou dados sobre como construir uma sociedade igualitária, fraterna e capaz de partilhar entre todos tendo Deus a instruí-los e caminhando junto com este povo.


próxima etapa da Escola acontece nos dias 20 e 21 de outubro e os temas serão: Bioética. Fundamentos da dignidade humana, com a assessoria do professor Dr. José Roque Junges – Unisinos e Projeto de uma sociedade sem exclusão a partir da prática de Jesus Cristo com o professor Dr. Pedro Kramer – Fapas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário