21/10/2012

8ª etapa da Escola de Formação Fé, Política e Trabalho 2012.ano 9

Texto: José Antônio Somensi 
Fotos: Fernanda Seibel e Maurício Forner

Com o objetivo de entender melhor o biopoder, a biotecnologia, este novo poder que se apresenta para dominar não mais o território, mas a vida das pessoas sem o compromisso ético é que aconteceu nos dias 20 e 21 de outubro a oitava etapa da Escola de Formação Fé, Política e Trabalho. Escola coordenada pela Cáritas de Caxias do Sul, com o apoio do Instituto Humanitas Unisinos – IHU.


O tema de sábado dia 20 de outubro foi: Bioética: Fundamentos da dignidade Humana e contou com assessoria do padre Dr. José Roque Junges – Unisinos que iniciou sua apresentação trazendo para nós o tripé da modernidade:


a) Indivíduo que busca a autonomia, mas enfraquecido dos laços comunitários, alimentados em buscado dos seus desejos individuais, com uma certa independência econômica, dominados por um poder não conhecido, portanto não livres, tratado como” uma coisa” e desta forma afastado de sua dignidade;

b) Ciência e Técnica (racionalidade instrumental) onde a natureza não pode nos ensinar através de seus ciclos, mas é visto apenas como meio ou recurso para o ser humano e onde o conhecimento é colocado em compartimentos e aprendemos disciplinas fechadas e nãos mais o todo; 


c) Estado e Mercado que substituem o papel da comunidade e o sistema social da dádiva (Mauss) e com isso as relações primárias, próximas são substituídas pelo Estado e pelo mercado que determina o que produzir e consumir, além de apresentar e fortalecer uma democracia meramente representativa.

Diante disso concluímos que nesta crise civilizacional temos um indivíduo fechado em si mesmo vivendo numa sociedade de risco, com conhecimentos fragmentados, num estado burocratizado com uma democracia formal, representativa onde se cria um ambiente favorável para estabelecer o poder sobre a vida das pessoas, seja de forma individual ou coletiva.




Segundo o professor José Roque é necessário encarar esta crise através da busca das soluções ambientais e de saúde com uma nova postura que busca colocar a economia como responsável pela vida do planeta através do consumo consciente onde quem tem precisa frear o seu consumo para que os que não têm possam consumir e não mais arcar com as responsabilidades das conseqüências ambientais, pois se percebe que para manter as áreas nobres limpas transferem-se os lixões para a periferia responsabilizando-os pelo acumulo de lixo. Torna-se necessário inverter a lógica médica tratando as causas a partir de alimentação saudável e saneamento básico (água tratada, esgoto...) dando informação e criando condições para que as pessoas possam conhecer os problemas e enfrentá-los.




No domingo dia 21 de Outubro dando continuidade ao tema da etapa anterior, Bíblia: projeto de uma sociedade sem exclusão, o padre Dr. Pedro Kramer - Fapas – Faculdade Palotina de Santa Maria atualiza a questão vista a partir do Deuteronômio onde tínhamos uma sociedade igualitária, justa tendo Deus a orientá-los e atualiza e sintetiza a partir de Jesus que anuncia o Reino de Deus para cegos, coxos, pobres, surdos, mortos, leprosos. 


E, aqueles que não ficarem escandalizados por causa Dele com sua prática e na igreja primitiva onde vimos nos Atos dos Apóstolos através da comunhão fraterna, perseverança dos ensinamentos, fração do pão, nas orações colocando tudo em comum, num só coração e numa só alma.





A próxima etapa acontece nos dias 17 e 18 de novembro com os seguintes temas: Os fundamentos éticos de uma consciência planetária a partir da Carta da Terra com a assessoria da professora Ms. Ana Maria Formoso – Unisinos, e As questões de gênero e a inclusão das ‘minorias’ no horizonte de um novo paradigma da civilização atual com a professora Dra. Cleusa Maria Andreatta - Unisinos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário