15/06/2014

Ideologias políticas e projetos de governo

Por Laurício Neumann


"Quando as pessoas me perguntam se a divisão entre partidos de direita e partidos de esquerda, homens da direita e homens de esquerda, se ainda faz sentido, a primeira coisa que vem à mente é que a pessoa que faz a pergunta não é, certamente, um homem de esquerda" (Émile Chartier, filósofo francês, 1931).


Os termos "direita" e "esquerda" apareceram durante a Revolução Francesa de 1789, quando os membros da Assembleia Nacional dividiam-se em partidários do rei à direita do presidente e simpatizantes da revolução à sua esquerda. Um deputado, o Barão de Gauville explicou: "Nós começamos a reconhecer uns aos outros: aqueles que eram leais à religião e ao rei, ficaram sentados à direita, de modo a evitar os gritos, os juramentos e indecências que tinham rédea livre no lado oposto".

Ao longo do século na França, a principal linha divisória de Esquerda e Direita foi entre partidários da República e partidários da Monarquia.

No entanto, a direita se pôs contra a disposição dos assentos, porque acreditavam que os deputados devessem apoiar interesses particulares ou gerais, mas não formar facções ou partidos políticos. A imprensa contemporânea, ocasionalmente, usa os termos "direita" e "esquerda" para se referir a lados opostos ou que se opõe.

A partir do século 20, precisamente depois da Segunda Guerra Mundial, os termos “direita” e “esquerda” sofreram mudanças, desdobramentos e ajustes no seu significado, tanto na Europa quanto nos Estados Unidos e na América Latina.


1. Perfil dos partidários de direita (Friedrich Hayek, Roger Eatwell, Noel O´Sullivam)

São conservadores, capitalistas, reacionários, liberais, neoliberais, democratas cristãos e nacionalistas.


1.1. Extrema-direita ou direita-radical inclui: antidemocratas, racistas, homo fóbicos e fascistas. Defendem um Estado autoritário (ditatorial) e nacionalista.


2. Direita política: ideologia e projeto de governo

2.1. Defende o capitalismo e se opõe ao socialismo e ao comunismo.

2.2. Defende a democracia liberal e se opõe a democracia social.

2.3. Defende a democracia representativa, o regime autoritário (ditatorial) e absolutista.

2.4. Defende a economia de mercado, sem regulamentação por parte do governo.

2.5. Defende a propriedade privada, a privatização e a livre iniciativa sem limites.

2.6. Defende a hierarquia social (=sociedade de classes: capital, trabalho), com base na lei natural e das tradições: família, igreja, religião, valores, Estado.

2.7. Defende a desigualdade social como natural, normal, inevitável, desejável e benéfica para a sociedade, porque estimula a competição entre as pessoas.

2.8. Defende o nacionalismo conservador étnico (sobrevivência do mais apto), de raça, língua, religião, costumes e cultura.


 - “Os homens são iguais perante Deus e as leis, mas desiguais em tudo o mais, a hierarquia e a ordem da natureza e o privilégio é a recompensa do serviço honroso” (RJ White, ator e produtor norte-americano).

- “O homens são criados diferentes e um governo que ignora esta lei torna-se um governo injusto porque sacrifica a nobreza em favor da mediocridade” (Russel Kirk, filósofo, historiador e crítico literário americano).


3. Perfil dos partidários de esquerda

São progressistas, revolucionários, social-liberais, socialdemocratas, ambientalistas, civil libertários, socialistas, comunistas e anarquistas.


3.1 Extrema-esquerda ou esquerda-radical inclui: anticapitalistas, socialistas, comunistas, marxistas-leninistas-trotskistas.


4. Esquerda política: ideologia e projeto de governo

4.1. Defende o socialismo democrático e o comunismo.

4.2. Defende uma sociedade alternativa: solidarismo, cooperativismo, economia solidária.

4.3. Defende a democracia participativa e o regime democrático.

4.4. Defende um Estado de bem estar social e um Estado que controla os abusos econômicos.

4.5. Defende a nacionalização (estatização) de setores estratégicos da economia.

4.6. Defende a propriedade social (coletiva) e a liberdade a serviço do bem coletivo (comunitário).

4.7. Defende a igualdade social pela distribuição (socialização) das riquezas produzidas pelo trabalho humano.

4.8. Defende a inclusão social, sem distinção ou discriminação de raça, gênero, cor e credo.

4.9. Defende o Planeta como um bem de todos e suas riquezas como função social.

4.10. Defende os movimentos populares e as organizações de economia inclusiva e alternativa de economia e renda.


- “Quem é de esquerda não vende a alma ao mercado”, Frei Betto.



Nenhum comentário:

Postar um comentário