21/09/2014

Democracia participativa e projeto de uma sociedade sem exclusão

Texto: José Antônio Somensi e M. Fernanda M. Seibel
Fotos: M. Fernanda M. Seibel

Nos dias 20 e 21 de setembro, nas dependências do Centro de Formação de Pastoral, aconteceu a sétima etapa da Escola de Formação Fé, Política e Trabalho 2014.ano11 edição que é coordenada pela Cáritas Caxias do Sul e conta com a parceria do Instituto Humanitas Unisinos – IHU.

Com o objetivo de questionar se a existência de políticas públicas tem promovido um maior protagonismo da sociedade civil a assessoria e a ampliação da democracia, bem como compreender se as políticas públicas estão criando uma nova dinâmica social rumo a um projeto societário tivemos como tema desta etapa: Democracia participativa. Políticas públicas e sociais, espaços de participação e controle social, que contou com a assessoria da professora Dr. Marilene Maia – Unisinos.

Em seguida utilizando a técnica chamada de "fanzine" (recortes de informações) os/as participantes, em grupos e a partir de notícias de jornais e revistas foram verificando de que forma a democracia, que no dizer de Bobbio é o governo do povo, de todos os cidadãos e de Francisco Oliveira governo da maioria, garantindo o direito das minorias, existe ou deixa de existir através do agentes– mídia, mercado; cenários – cultural, social, econômico; sujeitos – diversidade de gêneros; políticas - educação, comunicação, trabalho, segurança; valores – liberdade, ética, contradições.

A professora Marilene alertou sobre a necessidade de identificarmos estratégias de ação para podermos avançar, sem perder as referências histórias, sem deixarmos de perceber a realidade porque é ela que deve ser ‘partida’ e ‘chegada’ das políticas públicas e que devemos utilizar os critérios éticos que encontramos na Declaração Universal dos Direitos Humanos e na nossa Constituição Federal de 1988.

Tivemos também, ao longo desta etapa a presença de pessoas que participam de alguns Conselhos que relataram suas atividades, dificuldades e caminhos possíveis para o desenvolvimento de suas funções. Assim, tivemos a participação de Rudimar Zardo, representante da Pastoral da Criança no Conselho Municipal de Saúde, de São Marcos, atuando como vice-presidente, e de Maria do Carmo Gonçalves, presidenta do CONSEA (Conselho de Segurança Alimentar) de Caxias do Sul.
Ainda, conversamos sobre a história de Sepé Tiarajú, e os textos “São Sepé Tiaraju: utopia e profecia” do Ir. Antonio Cechin, e “Sepé Tiaraju e a identidade gaúcha” do F. Luiz Carlos Susin, além de documentários sobre os 250 da morte de Sepé Tiarajú, músicas e poesias (como a poesia “Mateando com Sepé”, Odilon Ramos: http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=XvWKOy9AI4w).
No período da noite de sábado, após debate nos grupos, os participantes da Escola de Formação Fé, Política e Trabalho 2014.ano11 formularam planos de atuação e comprometimento.

Outro tema que esteve presente a esta etapa e que auxiliou na reflexão sobre o sistema econômico que vivemos foi Projeto de uma sociedade sem exclusão a partir da Bíblia - Antigo Testamento, e contou com a assessoria do professor Dr. Pedro KramerFapas – Faculdade Palotina de Santa Maria, que a partir da leitura do Livro de Deuteronômio buscou dados sobre como construir uma sociedade igualitária, fraterna e capaz de partilhar entre todos tendo Deus a instruí-los e caminhando junto com este povo.

Com o professor Pedro Kramer, estudamos o texto "Grupos de pessoas sem-terra no Livro do Deuteronômio. Programa de uma sociedade igualitária, de solidariedade e de partilha”.

Os textos e vídeos da 7ª etapa da Escola de Formação Fé, Política e Trabalho 2014.ano11 estão disponibilizados no blogue, facebook e twitter.


A próxima etapa da Escola acontece nos dias 18 e 19 de outubro e os temas serão: Bioética. Fundamentos da dignidade humana. Os critérios éticos que fundamentam a reverência à vida, o cuidado e a responsabilidade pelo outro. A consciência crítica frente aos avanços da tecnociência, da biotecnologia, do biopoder, da nanotecnologia e da saúde pública, com assessoria do professor Dr. José Roque Junges – Unisinos e Projeto de uma sociedade sem exclusão a partir da prática de Jesus Cristo, com assessoria do professor Dr. Pedro Kramer – FAPAS (Faculdade Palotina de Santa Maria).

Nenhum comentário:

Postar um comentário